×
Loading ...

A melhor forma de remover limo usando alvejante

Atualizado em 21 novembro, 2016

De acordo com Tim Carter, autor da coluna americana "Ask the builder", o uso de alvejante matará o musgo que vem crescendo no seu teto. Água sanitária também faz o trabalho, mas pode danificar ou descolorir certos tipos de teto, como o de madeira. No entanto, o alvejante oxigenado eliminará o musgo sem oferecer riscos ao seu teto.

Musgo em crescimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causas

Musgo, fungos e algas afloram sobre telhados em áreas que recebem muita chuva e têm alta umidade. Mas musgo também pode crescer em outras áreas. Se árvores altas mantêm seu teto quase sempre à sombra ou se parte do seu telhado fica para o norte, não está recebendo calor suficiente do sol para que o orvalho e a chuva evaporem rapidamente. Essas condições formam o ambiente perfeito para o crescimento do musgo.

Loading...

Riscos

Se não tratado, o musgo diminuirá a vida útil de telhados de madeira e até de asfalto. Ele é como uma esponja que absorve a umidade, apodrecendo a madeira e corroendo o asfalto. Em casos extremos, ele pode se infiltrar nas telhas, apodrecendo a estrutura que fica abaixo do teto.

Água sanitária

A água sanitária mata o musgo do teto, mas quando enxaguá-la, ela pode danificar as plantas que crescem ao redor da sua casa também. Se seu problema com musgo for extenso e planeja usar uma grande quantidade de água sanitária, tenha em mente que ela acelerará a corrosão de calhas de metal. Se tiver que usá-la, prepare uma mistura de metade água sanitária e metade água. Isso matará o musgo e reduzirá o potencial de dano ao seu teto, plantas e calhas.

Alvejante oxigenado

O alvejante oxigenado não danificará seu teto, plantas ou calhas, mas requer mais esforço do que a água sanitária. Ele deve ser aplicado quando a superfície estiver fria, como em um dia nublado. Você deve manter o musgo embebido da solução por, no mínimo, 20 minutos. Use uma escova com um cabo e escove suavemente com movimentos para baixo. Isso pode requerer mais de uma aplicação de alvejante para remover todo o musgo.

Precaução

Trabalhar no teto íngreme é perigoso. Para evitar acidentes, considere contratar um profissional especializado em tetos ou um pedreiro para fazer o trabalho por você. Se seu teto for de placa frágeis de cerâmica ou terracota, ou telhas de ardósia, consulte um profissional antes de aplicar água sanitária, alvejante ou qualquer outro exterminador de musgo.

Prevenção

Assim que o teto estiver livre de musgo, aplique tiras de zinco no topo. Quando chover, as tiras liberarão carbonato de zinco que escorrerá pelo teto e evitará que o musgo se enraíze.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...