O que fazer quando os rolamento de um ventilador de teto começam a produzir ruídos?

Com o tempo, os rolamentos dos ventiladores de teto podem ficar desgastados

Ceiling Fan image by Towards Ithaca from Fotolia.com

Os ventiladores de teto são construídos usando um motor que gira as pás através de rolamentos esféricos. Os rolamentos proporcionam muito pouco atrito e barulho conforme as pás giram, tornando o ventilador silencioso e eficiente por muito tempo. Eventualmente, eles podem ficar desgastados e a lubrificação usada para deixá-lo silencioso e sem atrito pode dissipar. Se isso ocorrer, seu ventilador começará a fazer algum tipo de barulho nos rolamentos, como uma fricção ou um zumbido. Há algumas soluções para esse problema, dependendo do tipo de ventilador.

Rolamentos do ventilador

Os rolamentos de ventiladores de teto são como qualquer rolamento esférico e devem ser lubrificados para funcionar silenciosamente e em seu melhor potencial. Se a lubrificação se desgasta, eles começarão a exercer pressão sobre o teto. Os rolamentos de ventiladores de teto são pré-lubrificados quando instalados. A maioria dos novos modelos desses vem com rolamentos banhados em óleo, o que significa que eles ficam totalmente envoltos em um compartimento que é preenchido com óleo lubrificante para que, conforme os rolamentos girem dentro do ventilador, automaticamente continuem a se lubrificar. Mas mesmo esse método de lubrificação pode falhar após muito tempo de uso. Se você já tem o ventilador por muito tempo e começou a ouvir barulhos no motor, pode ser hora de lubrificar os rolamentos. Os modelos mais antigos são projetados para serem lubrificados de novo ao longo do tempo e têm espaços para preencher com óleo especificamente para essa função; já os mais novos nem sempre são projetados para serem lubrificado pelo usuário e podem exigir alguma desmontagem ou até mesmo manutenção profissional.

Óleo lubrificante

O óleo a ser usado na lubrificação dos rolamentos de um ventilador de teto é muito especifico. Usar o tipo errado pode obstruir os rolamentos e estragar o ventilador, muitas vezes exigindo uma substituição integral. É possível utilizar óleo de motor sem detergente de 10W, 15W e 20W. A especificação é extremamente importante, porque a adição de um elemento detergente ao óleo fará com que os rolamentos se obstruam e empaquem.

Lubrificando os rolamentos

Se o ventilador é de um modelo mais antigo projetado para uma lubrificação periódica, o processo é extremamente simples. Usando uma pequena lata de óleo, encha o reservatório do ventilador com o produto e ligue-o por um curto período de tempo. O reservatório é preenchido por um pequeno buraco no compartimento do ventilador, geralmente na parte superior do motor, que deve ficar razoavelmente visível. Uma vez enchido o reservatório, ligue o ventilador na velocidade normal. Enquanto os rolamentos giram, eles serão lubrificados com o novo óleo e logo o ruído deve desaparecer, já que o atrito entre os rolamentos será eliminado. Se você tem um modelo novo de ventilador não projetado para lubrificação periódica, o processo pode ser significativamente mais complicado. Se for um modelo caro ou esteja muito difícil de alcançar, entre em contato com o fabricante e solicite a assistência técnica. Se decidir concluir o processo sozinho, remova o ventilador do teto e retire as pás do motor. Elas geralmente são presas com um conjunto de parafusos. Em seguida, retire o motor do corpo do ventilador e desparafuse um lado da caixa do motor. Você encontrará o conjunto de rolamentos e poderá até revestir cada um individualmente com o óleo. Substitua todas as peças e, uma vez que o ventilador for reinstalado, ligue-o em velocidade normal até que o ruído desapareça, indicando que os rolamentos estão lubrificados.

eHow Brasil
×