Qual a melhor posição para dormir?

Escrito por sandra koehler | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a melhor posição para dormir?
Dormir de bruços ou de barriga para cima depende das condições individuais de cada um (Visage/Stockbyte/Getty Images)

O sono é a maneira do corpo se recuperar. Ele proporciona o relaxamento da mente e dos músculos, e permite a reparação de danos para as células que ocorrem durante o dia. A questão da posição de dormir, se é melhor dormir de bruços ou de barriga para cima, resume-se a condições ou complicações individuais e médicas.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios do sono

Não dormir o suficiente pode causar uma infinidade de problemas. De aumentar os sintomas de dor até diminuição da concentração mental, maus hábitos de sono, seja não dormindo o suficiente ou se dormindo mal, podem interferir no seu bem-estar geral. Déficit de sono crônico pode aumentar o risco de obesidade e depressão, mas também pode aumentar as chances de doenças como a diabetes, doenças do coração e algumas formas de cancro.

Efeitos colaterais de se dormir pouco

Os efeitos colaterais gerais de sono inadequado podem afetar o corpo inteiro. Eles incluem fadiga geral, aumento na dor, perda dos sentidos, irritabilidade e um aumento dos níveis gerais de estresse. Falta de sono também pode afetar a concentração e a memória e, em casos extremos, pode levar a tonturas ou alucinações, e deficiências da fala e da visão.

Dificuldades de sono aumentam os níveis do hormônio cortisol. A elevação crônica desse hormônio pode trazer prejuízos à imunidade, tornando a pessoa mais suscetível à doenças e alternâncias de açúcar no sangue, levando ao ganho de peso, problemas de fadiga e possível diabetes. O cortisol também pode ter o efeito contrário, diminuindo os ossos e a densidade muscular.

Dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima abre o corpo e dá os órgãos internos mais espaço para respirar. Esta posição pode permitir que você acorde se sentindo mais revigorado. No entanto, pode aumentar problemas de ronco e agravar a dor nas costas. Para as mulheres grávidas, dormir nesta posição pode melhorar a respiração e as dificuldades digestivas e diminuir a circulação para mãe e filho.

Posição adequada para dormir de barriga para cima

Ao dormir de barriga para cima, a coluna vertebral é empurrada para baixo, achatando a curva natural. Este posicionamento pode agravar a dor nas costas, em especial se houver um problema com os discos da coluna vertebral. A gravidade puxa os discos e aumenta o posicionamento anormal. Em outras palavras, um disco saliente pode agravar-se pela força da gravidade puxando-o para fora de sua posição normal. Se você prefere dormir nesta posição, o uso de um pequeno rolo de toalha ou reforço sob os joelhos pode reduzir consideravelmente a tensão nas costas.

Dormir de bruços

Apesar de dormir de bruços ser uma boa maneira de colocar os discos da coluna vertebral de volta ao lugar, permanecer muito tempo sobre a barriga pode aumentar os sintomas de dor nas costas. Também pode intensificar a dor de garganta e disfunção porque o posicionamento do pescoço normalmente é alterado para descansar a cabeça para um lado ou outro. Esta tensão na área do pescoço pode causar uma dor ou um problema geral que se irradia para a cabeça, ombros ou peito.

Posição adequada para dormir de bruços

Ao dormir de bruços, a curva natural das costas é exagerada. Isto causa tensão excessiva e comprime os discos anormais quando a posição é mantida por um período de tempo prolongado. Se você prefere dormir de bruços, coloque um travesseiro sob os quadris para diminuir a curvatura excessiva da coluna vertebral. Use uma almofada de rosca para permitir o posicionamento normal da cabeça e do pescoço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível