As melhores botas masculinas para trilhas

Escrito por duncan jenkins | Traduzido por bruno seixas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores botas masculinas para trilhas
Escolha a bota certa para o seu tipo de trilha (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Botas masculinas para trilhas são produtos muito específicos e não devem ser comprados sem uma pesquisa adequada. As botas que você vai precisar podem variar dependendo do tamanho e da estrutura do seu pé, de sua pisada, do tipo do terreno, do clima e da estação do ano em que vai viajar. Existem algumas regras gerais para escolher a melhor marca e variedade.

Outras pessoas estão lendo

Tipo de corpo

Selecionar a melhor bota significa conhecer o seu corpo. Se você tem o arco do pé baixo, precisará de uma bota que o levante — ou uma palmilha — para dar mais conforto. Se for propenso a ter dores nas canelas, é necessário um suporte extra. Se a sola do seu pé for larga, você irá precisar de uma bota mais larga para evitar o atrito na lateral do pé. A bota ideal para uma outra pessoa não é necessariamente a melhor para você — na verdade, não costuma ser mesmo.

Terreno

As botas devem ser compradas pensando no terreno em que elas serão usadas. Por exemplo, em um deserto quente e seco, a melhor bota pode nem ser uma bota, e sim um tênis para trilha que permita melhor ventilação e ofereça um bom suporte. Porém, se você planeja fazer uma expedição a uma montanha coberta de gelo, irá querer uma bota de cano alto com suporte firme ao tornozelo, ótimo isolamento e Gore-Tex para proteção contra a água.

Gore-Tex: Com ou sem?

Gore-Tex é um material à prova d'água dominante no mercado. A empresa alega que esse material, além de proteger da água, possui boa ventilação — significa que você pode caminhar na água ou no gelo e ele continuará seco. Porém, a desvantagem é que, se expostas a água por muito tempo, suas botas de Gore-Tex acabarão molhadas. Se você estiver em uma floresta tropical ou no Noroeste do Pacífico, existe a possibilidade do Gore-Tex ficar encharcado. Em geral, essas botas ficam secas por mais tempo, mas demoram mais para secarem quando molhadas.

Ajuda profissional

Antes de botar o pé na estrada, é importante conversar com alguém experiente no assunto em uma loja. Essas pessoas têm uma vasta experiência e serão capazes de medir seu pé e dar sugestões para o tipo de calçado dependendo da sua viagem. Além disso, eles poderão recomendar o tipo de meias — outra parte vital para a saúde do pé e do tornozelo em uma trilha.

Marcas

Depois de ter pensado em todos os critérios apresentados anteriormente, é hora de escolher uma marca. Algumas marcas populares de botas são: Scarpa, North Face, Montrail, Vasque e New Balance. Em geral, a Vasque e a Scarpa oferecem os modelos de botas mais completos para caminhadas técnicas e extenuantes. A North Face e a Montrail possuem excelentes tênis para trilhas e caminhadas. Os calçados da New Balance são, em sua maioria, tênis de corrida, embora o pessoal da Pacifi Crest Trail (uma associação norte-americana) alegue que esses calçados sejam os melhores para trilhas no deserto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível