Os melhores xampus para cabelos secos

Escrito por nicole etolen Google | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os melhores xampus para cabelos secos
Uma escolha cuidadosa do xampu pode ajudar a reparar os cabelos secos (natural blond hair. image by mdb from Fotolia.com)

Os xampus são desenvolvidos para remover a oleosidade e a sujeira do cabelo, mas o fazem de forma indiscriminada, eliminando os óleos naturais que o protegem junto com a poeira e a sujeira. Para quem tem cabelo seco, isso pode piorar ainda mais a situação. Leia os rótulos com cuidado quando escolher um xampu para cabelos secos. Alguns ingredientes podem minimizar os danos, enquanto outros devem ser evitados completamente.

Outras pessoas estão lendo

Evite os sulfatos

Sulfatos são os sais minerais que contêm enxofre e seu principal objetivo é criar a espuma que os consumidores esperam que o xampu faça. Lauril sulfato de sódio é um ingrediente comum em muitos xampus normais. Em 1983, "The Journal of American College of Toxicology" relatou que essa substância pode ter um efeito prejudicial sobre as células, pois quebra a proteína, que é um dos elementos fundamentais do cabelo. Felizmente, xampus com pouco ou nenhum sulfato estão sendo mais comercializados e podem ser encontrados em farmácias e supermercados. Eles são identificados claramente na parte da frente da embalagem, tornando-os fáceis de se encontrar.

Procure por pH baixo

O nível de pH do xampu indica quão ácido ele é; com um pH mais baixo significa que é mais ácido. Procure um que tenha alta acidez (pH baixo). Xampus de pH elevado deixam as cutículas abertas, permitindo que a umidade do cabelo escape. Os acidificantes fecham a cutícula e retêm a umidade, de acordo com o website SalonWeb.com. Alguns xampus mostram o valor do pH em seu rótulo, mas muitos não o fazem. Xampus com as palavras "umidificante" ou "hidratante" geralmente têm níveis baixos de pH. Você também pode testar o seu xampu com papel de tornassol, que geralmente é encontrado em farmácias. Mergulhe o papel em seu xampu, aguarde alguns instantes e, em seguida, compare a cor ao gráfico para determinar o nível de pH. SalonWeb.com recomenda um nível de 2,5 a 3,5.

Escolha uma fórmula rica em proteína

Xampus com proteínas extra, geralmente sob a forma de proteínas de arroz, milho ou seda, podem restaurar a suavidade e brilho para cabelos secos e danificados. As proteínas não atravessam o revestimento do cabelo, mas proporcionam uma barreira protetora e ajudam a fortalecer os cabelos contra a quebra. Vários xampus ricos em proteínas estão à venda e são identificados facilmente pela etiqueta.

Abuse dos ácidos graxos

Ácidos graxos, incluindo ômega-3 e ômega-6, são uma parte vital na construção de novas células. Os ácidos penetram no folículo piloso, fortalecendo e reparando de dentro para fora. Um xampu rico em ácidos graxos e fácil de encontrar é o xampu com óleo de ema. No entanto, pelo fato de o óleo ser derivado de emas, não é adequado para aqueles que desejam evitar produtos de origem animal. Alternativas à base de plantas, como a semente de linho ou óleo de espinheiro amarelo, podem ser encontradas em alimentos saudáveis ​​e lojas holísticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível