Metais que são resistentes ao reagir com água e com o ar

Escrito por nicole whitney | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Metais que são resistentes ao reagir com água e com o ar
A corrosão nessas telhas de metal são causadas pela reação com a água e com o vento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Metais parecem perpétuos, mas mesmo a substância mais resistente se quebra em algum momento. A ferrugem e a corrosão podem degradar qualquer tipo de metal com o tempo. Alguns metais, entretanto, são extremamente resistentes a isso. A corrosão é causada pela exposição ao ar e água, e metais que são menos reativos a essas substâncias podem resistir à corrosão por muito mais tempo que metais reativos. Os três metais mais comuns que são menos reativos são prata, ouro e platina, apesar de haver metais parecidos. Alguns metais são reativos, mas podem proteger metais formando uma camada protetora.

Outras pessoas estão lendo

Prata

A prata é comum para a maioria das pessoas apesar de ser amplamente usada nas joias. Ela é a base para a descrição do metal; a maioria dos metais acinzentados são descritos como "cor prata". Além disso, ela é um dos metais menos reativos, tornando-a mais resistente à exposição, além de ser resistente ao ácido clorídrico e sulfúrico. Quando a prata sofre corrosão, começa a ficar preta, mas pode ser facilmente restaurada ao seu brilho original.

Metais que são resistentes ao reagir com água e com o ar
Prata e ouro são usados para fazer jóias (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ouro

O ouro é muito resistente à corrosão, ainda mais resistente que a prata. Ele é pouco resiliente, portanto é normalmente reforçado para adquirir força, mas sua baixa reatividade o faz manter sua cor distintiva apesar de sua exposição à água ou ao vento. Esse é o motivo do ouro ser muito procurado para joias. Os quilates das joias de ouro mostram o quão puro ele é, com 24 quilates representando 97 por cento ou mais de ouro puro. Quanto maior a quantidade de quilates, menos resiliente é o ouro, porém sua joia será mais resistente a danos causados por água e vento.

Platina

A platina é o metal menos reativo e pode ser encontrado com relativa facilidade. Ela tem cor branco acinzentado, como a prata, e também é usada em joias. Além disso, também pode ser usada para fazer equipamentos científicos como cadinhos ou conversores catalíticos veiculares, que costumavam ser feitos de ouro.

Metais que são resistentes ao reagir com água e com o ar
A platina está se tornando popular para anéis de casamento e de noivado (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Metais nobres

Prata, ouro e platina têm muitas coisas em comum. Eles estão no mesmo grupo da tabela periódica, algumas vezes chamados de metais nobres, que é composta de metais não reativos que são todos sólidos em temperatura ambiente. O resto dos metais são extremamente raros, apesar de alguns estarem se tornando mais notáveis por serem bons para fazer joias, como o paládio e o ródio, que fazem joias tão boas quando as de prata e ouro.

Outros metais

Metais podem proteger uns aos outros da corrosão. O zinco e latão são usados para proteger metais mais reativos, como ferro e liga de aço. Eles são banhados no metal mais reativo e formam uma barreira que demora mais para ser corroída que um item com base em ferro. Você pode perceber isso em latas velhas, onde a lata está banhada em cima do aço para protegê-la.

O alumínio é um caso especial. Ele é altamente reativo, porém resistente à ferrugem e pode proteger outros metais. Isso ocorre porque a reação do alumínio ao ar é se combinar com o oxigênio e criar uma camada de óxido de alumínio. Essa camada resiste à corrosão, protegendo o alumínio por baixo.

Metais que são resistentes ao reagir com água e com o ar
O alumínio resiste a corrosão por causa da reação incomum do metal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível