O método Sears para fazer o bebê dormir

Escrito por jodi beuder | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O método Sears para fazer o bebê dormir
Como ter uma boa noite de sono (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O Dr. Willliam Sears é um autor renomado na área de cuidados com crianças e orientação aos pais. Ele e sua esposa Martha têm oito filhos e administram há muitos anos uma bem sucedida clínica pediátrica. O livro de Sears intitulado "O livro do bebê" (Little, Brown, 1993) tem sido chamado de a "Bíblia do bebê" por milhares de leitores e fãs ao redor do mundo. Em seu livro, Sears discute os desafios para fazer o bebê dormir, como estabelecer uma rotina noturna e muitas outras dicas excelentes para a hora do sono, que irão ajudar você e seu bebê a ter uma boa noite de sono.

Outras pessoas estão lendo

Cuidados a serem tomados pelos pais na hora de dormir

O Dr. Sears reconhece que os pais estão cansados, precisam dormir e também precisam que seu bebê durma à noite, entretanto, ele também respeita e observa que os bebês possuem necessidades específicas na hora de dormir. Os bebês também adormecem de forma diferente dos adultos, sendo que existem muitas dicas a serem consideradas quando se usa o método Sears para fazer o bebê dormir. Os cuidados a ser tomados pelos pais na hora de dormir, diz Sears, giram em torno de desenvolver uma abordagem para criar "um ambiente que promova o sono e que também permita que o sono vença o bebê".

O método Sears para fazer o bebê dormir
A importância de um ambiente adequado ao sono (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)

Fatos sobre a criança adormecida

O Dr. Sears quer que os pais entendam a forma como o bebê dorme, para que possam interagir com a criança e ter mais paciência enquanto tentam estabelecer uma rotina de sono tranquila para o bebê. Bebês tem um sono leve antes de dormir profundamente, enquanto os adultos podem passar do estado acordado para um sono profundo imediatamente. Os pais colocam o bebê no berço muito cedo e ele acorda porque não está no estado de sono profundo. O Dr. Sears, então, sugere que você repita seu método noturno, seja balançando o bebê ou andando com ele. Espere até a mãozinha do bebê se abrir e os seus membros penderem – aqui é importante ser paciente e não se apressar em colocar o bebê no berço muito cedo, pois ele irá provavelmente acordar, diz Sears.

Os bebês entram muitas vezes na fase de sono leve durante a noite. Sears sugere que os pais não deixem o bebê chorar, mas entrem no quarto e coloquem a mão suavemente nas costas do bebê, enquanto cantam uma cantiga de ninar ou conversam com a criança. Sears diz que os bebês têm ciclos de sono mais curtos e mais períodos para despertar. Ele acredita que os bebês estão "conectados aos pais adormecidos que acordam facilmente nos primeiros meses, quando a rotina noturna do bebê é mais intensa, mas sua habilidade de comunicar-se é mais limitada".

Sears diz que a definição médica para o sono noturno na fase infantil é de apenas cinco horas. Ele também diz que os bebês precisam de 14 a 18 horas de sono por dia, desde o nascimento até os seis meses e de 12 a 14 horas dos seis meses aos dois anos de idade.

O método Sears para fazer o bebê dormir
O sono do bebê é diferente do sono dos adultos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Condicionando seu bebê a dormir

O Dr. Sears diz que o sono não pode ser forçado em um bebê, ele deve ocorrer naturalmente. O papel dos pais é fazer o sono parecer atrativo e esperado pelo bebê. Sears também diz que pelo menos pelos seis primeiros meses da vida de seu bebê, deixá-lo chorar até adormecer não é uma boa escolha, porque você pode fazer com que seu bebê não confie mais em você. Aqui estão os passos que Sears sugere para você preparar seu bebê para o sono:

1) Faça com que o bebê passe o dia tranquilo. Segurar e embalar o bebê com frequência ao longo do dia mantém o bebê calmo e mais propenso ao sono durante a noite. Se seu bebê está tendo noites agitadas, comece a tomar nota sobre como foi o dia e veja se há algo ocorrendo que esteja afetando a tranquilidade do bebê.

2) A rotina das sonecas é importante e elas devem ser programadas para os períodos em que os pais estão mais cansados. Sears sugere deitar-se junto ao bebê, para que ele se acostume com estes horários, e também sugere que você cochile com seu bebê.

3) Como no passo acima, rotinas de sono consistentes também são importantes. Os pais devem ser realistas sobre a hora de dormir, considerando a hora que chegam em casa do trabalho e jantam. É aceitável que o bebê durma mais tarde – Sears sugere que o bebê tire uma soneca no final da tarde, porque isso ajuda a dormir melhor na hora de ir para a cama.

4) Estabeleça rituais divertidos na hora de dormir para você e seu bebê. Dê um banho morno no bebê, embale-o até dormir, cante canções ou leia um livro para ele. O bebê irá reconhecer o padrão destes rituais e perceberá após algum tempo que estas atividades são feitas antes de dormir.

5) Acalme o bebê antes de dormir. Sears diz que "uma massagem calmante ou banho morno é a solução para relaxar músculos tensos e mentes agitadas".

6) Mantenha o bebê ocupado e canse-o antes da hora de ir para a cama. O termo "se cansar" é literal para Sears -- você deve manter o bebê aconchegado junto ao seu corpo ou em um moisés e andar pela casa com o bebê. A proximidade e o calor de seu corpo durante os movimentos, assim como seus batimentos cardíacos, podem ajudar o bebê a dormir.

7) Alimente o bebê antes de ele ir para a cama. A rotina do "banho quente para braços quentes para um seio quente para um berço quente geralmente leva ao sono". Sears também diz que o embalar pode ser feito pelo pai em sua forma única masculina. Isto ajuda o bebê a se sentir confortável tanto nos braços da mãe quanto nos do pai.

8) Mantenha o bebê próximo a você e aquecido até que ele pegue no sono e, então, quando colocá-lo no berço, ele não sentirá que vai dormir sozinho.

9) Balançar o bebê até ele adormecer é um método antigo e poderoso para ajudar o bebê a dormir, sendo que, novamente, ele ficará em movimento constante e próximo ao seu corpo.

10) "Crie uma cama com rodas". O Dr. Sears recomenda colocar o bebê em seu carro e dar uma volta, uma vez que o movimento constante "é a forma mais rápida de induzir o sono", e também é de grande ajuda para a mãe – os pais podem levar o bebê para passear de carro, para as mães terem um momento a sós. Quando chegar em casa, se o bebê estiver dormindo profundamente, considere manter o bebê no assento do carro usando o cinto e colocar o assento infantil do carro no berço. Caso contrário, se os sinais forem positivos, transfira o bebê para o berço gentilmente.

O método Sears para fazer o bebê dormir
Dicas para a hora do sono (Comstock/Comstock/Getty Images)

Fazer seu bebê continuar dormindo

1) Sears recomenda que você ensine ao bebê que o dia é para comer e a noite para dormir. Os bebês podem brincar tanto durante o dia que se esquecem de comer e então estão famintos antes de ir para a cama. Isto pode tomar um bom tempo dos pais na hora de ir dormir. Deve-se encorajar uma boa alimentação antes de ir para a cama, para que o bebê não queira "beliscar" durante a noite.

2) Sears recomenda que o bebê durma de costas nos primeiros nove meses, a menos que seu pediatra recomende outro método.

3) Experimente diversos tipos de pijamas infantis para ver qual é o mais confortável para seu bebê.

4) Um berço de balanço em vez de um berço comum nos primeiros meses do bebê é útil. Quando você parar de embalar o bebê nos braços, pode transferi-lo para o berço e continuar o movimento.

5) Após colocar o bebê no berço, dê tapinhas leves em suas costas ou bumbum em movimento rítmico e remova as mãos devagar para não despertar o bebê.

6) Esta rotina noturna deve ser dividida entre a mãe e o pai.

7) Sears diz que "se você pegar o bebê rapidamente antes de ele acordar, você poderá fazê-lo dormir novamente com um toque rápido de suas mãos, um aconchego ou embalo".

O método Sears para fazer o bebê dormir
Faça o bebê continuar dormindo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível