Por que minha grama está ficando amarela?

Escrito por tanya khan | Traduzido por raquel l. pontes
Por que minha grama está ficando amarela?
Saiba o que causa o amarelamento do gramado e como tratar esse problema (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

Ver o gramado amarelado é desanimador e preocupante, especialmente, quando você investe tempo, dinheiro e esforços preciosos para cultivá-lo e fazer a manutenção. Vários fatores são responsáveis por causar o amarelamento e a aparência queimada da grama ou partes dela. Identificar as causas ocultas ajuda a tratar o problema de maneira adequada e impedir que isso ocorra novamente.

Insetos

A grama às vezes fica amarela como resultado de uma grande infestação de insetos. Pragas e larvas alimentam-se das raízes, enquanto percevejos, ácaros e cigarras sugam a seiva das folhas, fazendo a grama a murchar e ficar amarela. Embora tratamentos específicos variem de acordo com o tipo de grama e o inseto responsável pelo dano, o controle em geral é feito através da aplicação de inseticida seguido de muita irrigação, para que os produtos químicos penetrem no solo e atinjam as raízes. Em caso de infestação extrema, um jardineiro não tem outra escolha a não ser remover o estrago existente e substitui-lo por grama nova.

Doença

Várias doenças podem fazer a grama desbotar e ficar amarela. Doenças fúngicas, como a rizoctoniose, causam danos à grama que a fazem ficar com uma aparência amarelada. A esclerotínia e a fusarium também são doenças responsáveis pelo tom amarelado. A ferrugem também faz a grama a ficar com aspecto amarelo, laranja pálido ou marrom claro. Seguir escalas de irrigação e fertilização adequadas evita o estresse no gramado e reduz as chances de doenças. Aplique um fungicida de uso controlado formulado para combater doenças em particular e prevenir que elas se espalhem ainda mais, assim como para ajudar a grama a manter a cor e o vigor.

Práticas de cultura impróprias

Práticas de cultura impróprias também são responsáveis pelo amarelamento do gramado. Embora a altura ideal para o corte varie de acordo com a grama, a maioria prospera com alturas de 5 a 8 cm. Entretanto, deixe-a crescer um pouco mais durante o verão ou períodos de seca. Evite cortar mais de um terço da altura em uma só sessão. Embora o corte irregular torne o gramado suscetível a danos por pestes e doenças, cortá-lo frequentemente também causa estresse excessivo, deixando-o vulnerável. Molhe bastante o gramado; mas não frequentemente, usando de 2,5 a 4 cm de água por vez. Molhe-o quando houver sinais de problemas, inclusive marcas de cortadores ou pegadas que permanecem na grama por mais de meia hora após ter sido pisada. A falta de fertilizante com nitrogênio também faz a grama a ficar amarela. Utilize 0,5 kg de fertilizante de nitrogênio para cada 1000 m² de área.

Dormência

O gramado torna-se naturalmente amarelo durante o período de dormência que vária de acordo com o tipo de grama. Para melhores resultados, escolha gramas que crescem bem em sua região. Evite plantar as de clima quente em áreas frias, já que elas entram em dormência no outono e permanecem nesse estado até a primavera. Do mesmo modo, evite plantar gramas de clima frio em áreas quentes.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível