Por que minhas folhas de pepino estão amareladas?

Escrito por bing-ai chen | Traduzido por andré pasqualotto
Por que minhas folhas de pepino estão amareladas?
As folhas do pepino podem amarelar devido a falta de luz solar ou excesso de água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As folhas da planta de pepino podem ficar amareladas por uma série de razões. Procurar por outros sintomas ou verificar algum padrão no diferença de coloração poderá dizer porque as folhas estão ficando assim. O pepino é uma planta resistente e facilmente cultivada, encontrada em jardins de casas durante o verão.

Quantidade de água

O excesso ou escassez de água pode amarelar as folhas do pepino, com a possibilidade da morte da folha posteriormente. Com o excesso de água a planta poderá apodrecer dentro do solo, pois ela se torna mais suscetível ao bolor e outros fungos. A escassez de água cria um efeito de seca, que sem a devida remediação, irá tornar a planta marrom podendo ocasionar a morte. Dois centímetros abaixo do nível do solo deverá estar úmido em torno da planta constantemente.

Luz

Adeque a luz solar para deixar a planta de pepino com folhas verdes e saudáveis. Se o pepino está em uma área com muita sombra e você consegue movê-lo, será melhor realocá-lo para uma área com pelo menos 6 horas de luz solar por dia. Se você não pode mover a planta, remova algumas folhas para que a planta necessite de menos luz. Você também pode espalhar as plantas se estiver usando um sistema de treliças para que a incidência de luz seja maior para cada uma.

Nutrição

A falta de nutrientes pode causar folhas amareladas. Diferentes deficiências de nutrientes causaram diferentes padrões de coloração e efeitos. Nitrogênio, magnésio, potássio e ferro são nutrientes que quando em falta podem causar amarelamento das folhas. Como o nutriente usado é dificilmente diagnosticado sem exames específicos, a melhor solução é comprar uma mistura balanceada para adicionar ao solo e recuperar a saúde da sua planta.

Insetos

Os insetos podem causar amarelamento das folhas de pepino. O inseto mais comum que causam esses sintomas são os ácaros. Eles são facilmente identificados pelas teias e pontos laranjas na porção inferior das folhas. Utilizando um pesticida você pode se livrar destes insetos. Uma solução caseira é a diluição de sabão em água para criar um pesticida natural que pode ser borrifado na planta para matar os ácaros.