×
Loading ...

Como misturar gesso e tinta para pintar a camada de base

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os produtos do tipo gesso nas tintas da camada de base deixarão as paredes com textura e esconderão suas falhas. A massa corrida comum é o melhor produto a ser utilizado para essa finalidade. Ela é semelhante ao gesso de Paris, mas não encolherá, desmanchará ou rachará da maneira que poderá ocorrer com o gesso. Misturar a tinta com massa corrida deixará a sua cor mais clara. Porém, como essa tinta será aplicada como uma camada de base, ela não terá tanta importância como a que será aplicada no acabamento final e que ficará à mostra. No entanto, você deverá escolher uma cor para o acabamento final que seja próxima a cor da camada de base, no caso de um arranhão profundo atingir essa camada.

Instruções

A massa corrida é uma substância tipo gesso que se agregana tinta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Mexa a tinta látex, misturando-a totalmente, e despeje-a em uma bacia grande.

    Loading...
  2. Adicione 2 L de massa corrida comum para cada 4 L de tinta na bacia de mistura. Utilize apenas a massa corrida comum, pois os outros tipos não misturam bem com a tinta e poderão secar muito rápida ou muito lentamente.

  3. Adicione 500 ml de cola branca para cada 2 L de massa corrida comum na mistura. A cola ajudará a vincular a tinta na massa quando a mistura for aplicada na parede.

  4. Prenda o misturador de tintas na furadeira. Esses misturadores são largos e muitas vezes têm lâminas no formato de ondas com aberturas ao longo delas. Eles são muito parecidos com as pás de uma sorveteira ou batedeira.

  5. Coloque os óculos de proteção e as luvas de látex. Afunde o misturador na tinta sem afundar a furadeira também e ligue a furadeira na velocidade mais baixa.

  6. Mexa a tinta tanto quanto conseguir utilizando o misturador e misture-a utilizando as mãos enluvadas para sentir qualquer aglomeração de massa corrida.

  7. Quebre com os dedos toda a aglomeração que encontrar e misture a tinta novamente usando o misturador até que fique lisa. Nesse momento, a mistura estará pronta para ser aplicada nas paredes utilizando um rolo, pincel, esponja ou espátula.

Loading...

O que você precisa

  • Tinta látex
  • Bacia grande para mistura
  • Massa corrida comum
  • Cola branca
  • Furadeira
  • Misturador de tintas para furadeira
  • Óculos de proteção
  • Luvas de látex

Referências

Loading ...
Loading ...