Como mixar faixas de vocais no Cubase

Escrito por chris caruso | Traduzido por marcel luzia
Como mixar faixas de vocais no Cubase

A técnica de mixar vocais pode ser aperfeiçoada com prática e paciência

Microphone image by denionline.de from Fotolia.com

Originalmente lançado em 1989 pela Steinberg, o Cubase tornou-se uma das principais estações de trabalho de áudio digital (DAW) no mercado. A versão mais recente do software, Cubase 7, foi lançada em 2013 e suporta uma variedade de formatos de áudio, tecnologia 64-bit e plena integração MIDI. Embora não exista uma fórmula concreta para mixar faixas vocais por causa da diferente natureza de cada canção e vocalista, os usuários Cubase têm alguns plugins eficazes à sua disposição que irão ajudá-los a mixar vocais de forma profissional.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Carregue a sessão do Cubase com as faixas gravadas dos vocais que você está tentando mixar.

  2. 2

    Sole as suas faixas de voz. Se tiver vocais em várias faixas de áudio, segure a tecla "Shift" e clique no botão "S" em cada faixa de voz. Ouça cuidadosamente a trilha inteira, preferencialmente usando headphones. Apague quaislquer pops indesejados, cliques ou respirações em suas faixas vocais. Quando você estiver feliz com a forma como o vocalista soa, habilite o som do resto da canção.

  3. 3

    Crie três novos grupos de faixas clicando em "Project" (Projeto) e selecione "Add Track" (Adicionar faixa) e depois "Group Track" (Grupo de faixas). Nomeie um grupo como "LeadVocals" (Vocais principais), outro como "Ad-libs" e um último grupo como "Chorus" (Coro).

  4. 4

    Atribua as faixas vocais para o grupo certo. Para colocar cada faixa no grupo apropriado, clique em cada uma delas e, em seguida, clique em "Out:" (Saída) no menu suspenso, selecionando a faixa que deve pertencer ao grupo. Por exemplo, seus vocais principais devem ser atribuídos ao grupo "LeadVocals" e assim por diante.

  5. 5

    Clique no botão "LeadVocals" em seguida, selecione "Inserts" (Inserções). Clique na caixa "i1". Um menu suspenso aparecerá. Selecione "Dynamics" (Dinâmica) e depois clique em "Multiband Compressor" (Compressor multibanda). Selecione "Vocal" no menu pré-definido. Ajuste as faixas de freqüência suavemente até que esteja satisfeito com o som do vocal. Repita os mesmos passos para o "ad-libs" e para o "Chorus".

  6. 6

    Experimente diferentes efeitos em cada grupo de faixas. Você pode adicionar até oito em cada um e o Cubase tem uma grande variedade de plugins. Para vocais principais, um pouco de "reverb" ou "delay" pode fazer os vocais soarem mais naturais. Panoramizando suas faixas ad-lib de forma criativa você dará à canção mais profundidade e espaço. Escolhendo um efeito próprio do Cubase, o "Modulation" (Modulação) será possível obter mais presença no efeito de "chorus" e fazê-lo sobressair.

  7. 7

    Ajuste o volume do grupo de faixas de vocais apenas deslizando o controle correspondente. Certifique-se de fazer isso com todas as faixas de instrumentos além de verfiicar se os vocais estão claros ao longo da música.

  8. 8

    Use os seus ouvidos, não os seus olhos. Não há um conjunto de regras para mixar vocais e experimentar é a chave para conseguir uma mixagem perfeita. Não se prenda aos gráficos extravagantes e plugins do Cubase. Em vez disso, concentre-se na energia da faixa e as emoções que os vocais estão tentando transmitir. O que funciona em uma canção pode não funcionar em outra, por isso seja paciente e ouça com atenção.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media