Mais
×

Como fazer um móbile do Sistema Solar

Aprenda como fazer um modelo do nosso Sistema Solar para uma feira de ciências escolar ou um projeto de arte para decorar o quarto do seu filho. Móbiles podem ser usados para ensinar crianças sobre o Sistema Solar e o posicionamento dos planetas. Crianças aprendem de maneira visual e permitir que elas criem uma versão do nosso sistema a partir do zero pode ser uma ajuda e tanto ao aprendizado delas. Trabalhe juntamente com seu filho para responder todas as perguntas e oferecer ajuda na hora de construir a maquete.

Instruções

Móbiles do Sistema Solar são projetos populares para feiras de ciência escolares (solar system image by Svetlana Gajic from Fotolia.com)

    Como fazer o móbile

  1. Crie o topo do sistema solar usando um círculo de papelão. O círculo deve medir 30cm de diâmetro. Usando uma régua, trace uma linha reta a partir do topo do círculo até a parte inferior e outra linha de lado a lado. As linhas se cruzam no centro do cartão. Esse ponto será a posição do Sol.

  2. Coloque a ponta do compasso no centro do cartão, no lugar onde você prenderá o Sol. Usando o lápis do compasso desenhe oito círculos, cada um deles um pouco maior que o anterior, para traçar as órbitas dos planetas. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte orbitam o Sol de perto, de modo que você fará esses círculos mais próximos ao centro do papelão. Deixe um espaço de 5cm e trace as órbitas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. A lacuna representa o cinturão de asteroides que se encontra entre Marte e Júpiter.

  3. Use a ponta afiada da tesoura para fazer um furo no centro do papelão e mais um em cada círculo orbital; nesses pontos o Sol e os planetas serão afixados. Os furos devem ser grandes, para passar o barbante, porém suficientemente pequenos para que um nó não os atravesse.

  4. Desenhe os planetas na cartolina. Use várias cores de papel para representar os planetas ou faça-os com lápis e use canetas hidrográficas ou giz de cera para fazer marcas de identificação em cada um dos planetas. O Sol será o círculo maior. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno serão círculos de temanho médio; não se esqueça que Saturno tem anéis ao redor. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte precisam ser feitos com círculos menores. Agora recorte todas as formas.

  5. Fure cada planeta perto da borda usando o furador. Amarre um pedaço de barbante a cada planeta, de modo que os planetas fiquem pêndulos mais ou menos a 20cm do topo do móbile. Fixe o Sol e cada planeta à base, passando o barbante através do buraco e dando um nó duplo do outro lado. Se o buraco for grande demais, use fita adesiva para prender a ponta do barbante ao outro lado do papelão.

  6. Use o furador para criar quatro furos uniformemente espaçados perto da borda do círculo de papelão. Corte quatro pedaços de barbante de 20cm de comprimento e insira cada um através dos buracos, começando pelo lado "errado" do cartão, para o lado do sistema solar. Faça um nó duplo no final do barbante. Desde o lado "errado" do papelão puxe as quatro cordas simultaneamente para cima e amarre as pontas para obter um efeito equilibrado para os planetas. Pendure o móbile usando o nó que acabou de fazer.

Dicas

  • Use bolas de isopor no lugar do papel cartolina para obter um efeito 3D.

Aviso

  • Tenha cuidado ao fazer furos com a ponta da tesoura.

O que você precisa

  • Círculo de papelão
  • Compasso
  • Lápis
  • Tesoura
  • Papel tipo cartolina
  • Lápis de cera ou canetas hidrográficas
  • Barbante
  • Furador
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article