on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como modelar um crânio humano com argila auto-secante

Atualizado em 21 novembro, 2016

A argila auto-secante é um material de modelagem e tem propriedades similares às da argila orgânica ou argila do polímero. O material é ideal para fazer objetos decorativos ou figuras que não necessitam da forno de queima e vitrificação. Apesar de fazer um crânio de ciência ser um projeto ambicioso para um principiante e exigir precisão e inúmeros detalhes, você pode criar uma forma parecida com crânio para fins de decoração ou para uma festa de Halloween.

Instruções

Exiba o crânio contra um fundo escuro, para que seja visível (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare um esboço do crânio que quer construir. Meça a distância da parte superior do crânio até a parte inferior dos maxilares na frente e a parte inferior do crânio, na parte de trás. Meça a distância entre as maçãs do rosto. Decida-se se você quer fazer um crânio em tamanho natural, ou se você quiser reduzir suas proporções.

    Loading...
  2. Amoleça a argila auto-secante espremendo-a entre os dedos. Molde uma bola ao rolar a argila entre suas mãos. A distância da parte superior da bola até a parte inferior deve ser igual à distância entre o topo do crânio e o ponto inferior dos maxilares em seu esboço.

  3. Aperte a parte de baixo entre as mãos ou dedos, dependendo do tamanho do crânio, para criar a área do queixo. Pressione nas laterais da área de mandíbula para criar os ossos da face.

  4. Estabeleça o tamanho e a posição das aberturas dos olhos usando seu esboço como referência. Esculpa as aberturas dos olhos usando uma ferramenta de modelagem de arame. Remova a quantidade de material conforme necessário, pois a área dos olhos é oca, e alise a argila usando os dedos. Se você estiver fazendo um crânio pequeno, pressione com seu dedo mindinho para criar recuos para as aberturas dos olhos.

  5. Esculpa o nariz, que tem a forma semelhante a uma V invertido. Use a ferramenta de madeira para moldar ou um palito de dente, dependendo do tamanho do crânio.

  6. Use um palito de dente ou uma agulha para esculpir os dentes.

  7. Introduza três varetas de madeira, uma pequenas e duas maiores, no crânio. Uma vareta pequena deve ir dentro da área do queixo, enquanto as duas maiores devem apoiar o crânio na parte de trás. Essas varetas mantêm o crânio estável enquanto seca.

  8. Lixe o crânio depois de secar para alisar a área e remover as imperfeições.

Loading...

Dicas

  • Escolha argila auto-secante branca, assim você não precisará pintar o crânio. Argila auto-secante normalmente vem em branco e terracota.
  • Se a argila secar antes de você terminar seu projeto, aplique um pouco de água sobre o crânio com um pincel para amolecer o material e ser capaz de esculpir os detalhes.

O que você precisa

  • Ferramenta de modelagem de arame
  • Ferramenta de modelagem de madeira
  • Palito de dente ou agulha
  • Varetas de madeira
  • Lixa

Referências

Loading ...
Loading ...