O que é um modelo de receitas?

Escrito por brian swift | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um modelo de receitas?
Um modelo de receitas é o plano de negócios utilizado por uma empresa ou website para ganhar dinheiro (http://google.com / Google Adsense)

O que é exatamente um modelo de receitas? Ele é o plano de negócios utilizado por uma empresa ou website para ganhar dinheiro. Há muitos tipos diferentes de modelos de receitas; porém, devido à importância da presença na Internet para qualquer empresa, este artigo discute os diferentes modelos que podem ser implementados na rede mundial de computadores.

Outras pessoas estão lendo

O modelo de receitas de publicidade

O modelo de receitas de publicidade é um dos mais antigos e simples de implementar. Este método se baseia bastante no modelo de negócios utilizado pelos jornais há centenas de anos. A ideia é bem simples: atrair o público e, depois, vender espaços às outras empresas ou indivíduos, que pagarão para poder fazer anúncios que serão vistos por esse mesmo público. Quanto ao uso na Internet, o modelo de receitas de publicidade se divide em duas principais subcategorias: publicidade direta e contextual.

Publicidade direta

A publicidade direta é o método mais tradicional de publicidade, que envolve a venda de espaços para anúncios diretamente aos negócios, mensalmente e de acordo com um modo de publicação, como CPM (custo de cada 1.000 publicações em websites), CPC (custo por clique) ou qualquer outro contrato direto. Geralmente, esse modelo de receitas representa a maior parte do trabalho, mas também pode gerar a maior quantidade da renda. Muitas vezes, é necessário realizar o gerenciamento direto dos contatos e relacionamentos e, além disso, seu negócio pode precisar de um departamento de vendas dedicado, a fim de lidar com as vendas, faturamentos, renovações e realização de publicidade direta.

Publicidade contextual

É similar à publicidade direta, já que as taxas podem ser determinadas com base em CPM ou CPC; porém, nesse tipo de publicidade, os anúncios são fornecidos por meio de um terceiro, como Google Adsense, Chitka ou Kontera, e são escolhidos com base no website ou página da web em particular no qual eles são exibidos. Este modelo de receitas exige bem menos trabalho que o de publicidade direta, já que um terceiro realiza toda a venda, faturamento e atendimento para o cliente e o único trabalho exigido pode ser incluir ou modificar o código de uma página da web existente. Obviamente, esse terceiro não fará o serviço de graça e, portanto, a sua renda geral pode ser significativamente menor.

Vendendo seus produtos ou serviços

Ao vender seus produtos ou serviços diretamente, seu website não está gerando negócios para outros indivíduos nem oferecendo uma porcentagem da renda a nenhuma outra empresa que presta esses serviços para você. Fornecer um produto ou serviço necessário ou confiável é um requisito dos modelos de receitas mais tradicionais e bem-sucedidos. Já que você está vendendo produtos ou serviços, é necessário oferecer muito mais que apenas publicidade.

Marketing de afiliados

Realizar o marketing de afiliados é simplesmente vender os produtos ou serviços de outra empresa e receber uma comissão pela venda. Disseminar anúncios e links relacionados por meio de seu site às empresas que vendem produtos ou serviços similares pode gerar um alto nível de comissões, dependendo do número de pessoas que visualizam esses links ou anúncios. Existem muitos recursos de marketing de afiliados disponíveis e muitas empresas oferecem mercados para serem escolhidos. As empresas de grande porte, como Amazon e Ebay, também oferecem seu próprio programa de afiliados.

Assinaturas especiais

Este método é equivalente à cobrança de uma taxa de assinatura para a entrega de jornais. Ele pode assumir a forma de um fórum ou painel de mensagens exclusivo para membros especiais, uma lista de e-mail especial ou até mesmo um blog ou website com acesso a conteúdo, vídeos, tutoriais, assistência, entre outros. O benefício do modelo de receitas de assinaturas especiais é que sua renda é previsível todos os meses e não é necessariamente suscetível às variações cíclicas dos mercados de publicidade ou produtos. Agora, pense se alguma vez você já pagou uma taxa mensal a uma empresa por vários meses ou anos.

Combinações e variações

Os modelos apresentados neste artigo são alguns dos modelos de receitas mais populares e bem-sucedidos utilizados na Internet. Muitos deles podem ser combinados ou variados e a forma mais óbvia para seu sucesso é experimentar a todos. Caso produza serviços, conteúdo ou produtos populares de qualidade, ao menos um desses modelos de receitas pode funcionar para seu negócio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível