Como fazer um Ta Moko conforme as tradições Maori de tatuagem

Escrito por irena eaves | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os Maoris, o povo nativo da Zona Zelândia, têm uma longa e forte tradição de tatuagens. Tanto homens quanto mulheres se tatuam, embora apenas os homens fazem as características tatuagens no rosto todo. A tatuagem, ou Ta Moko, representa a posição social da pessoal, sua história familiar, a relação com a tribo e até as condições para o casamento. A busca de um Ta Moko por um não-Maori pode ser um assunto delicado, por isso o desenho deve ser pensado para evitar ofensas. As figuras geométricas e espirais certamente se destacarão.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pesquise bastante. Fazer uma tatuagem desrespeitosa é o maior risco que as pessoas que buscam esse tipo de desenho correm. Como a tatuagem é uma forma de identificação para os Maoris, você nunca deve copiar uma já existente. Isso equivaleria a roubar a identidade de alguém. Assim como em outras culturas em que a arte corporal possui grande significância, a probabilidade de fazer uma tatuagem com significado infeliz é grande caso não seja feita pesquisa adequada.

  2. 2

    Escolha a parte do corpo onde será feita a tatuagem. Tatuagens faciais são as mais conhecidas na cultura Maori. No entanto, podem não ser uma opção para a maioria das pessoas. Os Maoris fazem tatuagens no corpo inteiro, adornando áreas como as costas, braços e peito com desenhos em espiral. Leve o seu estilo de vida em conta quando for escolher o local para a sua tatuagem. Se você trabalha em um escritório, por exemplo, e não quer que seus colegas de trabalho vejam sua tatuagem, faça-a em algum lugar que possa ser facilmente coberto por roupas. O local da sua tatuagem vai ditar o tipo de desenho que é apropriado.

  3. 3

    Trabalhe em conjunto com um artista local para criar seu desenho. Pode ser que você tenha que sair de sua cidade, mas saiba que existem diversos tatuadores especialistas em tatuagens Maoris. Procurar um artista qualificado é garantia de ter uma tatuagem respeitosa, com um significado com o qual você se identifica. Peça para ver o portfólio do tatuador para que você saiba se as habilidades dele atendem seus padrões de exigência.

  4. 4

    Se você tiver muita dificuldade em achar um tatuador especializado em Maori na sua região, procure outro em qualquer parte do mundo. Contate um artista estrangeiro para fazer o desenho e busque um local para tatuá-lo em sua pele. Tiki Obrien, tatuador especialista em Maori, oferece serviços de desenho junto com outros artistas do gênero através do site maori-arts.com

  5. 5

    Se você estiver preocupado com o significado da tatuagem, considere a possibilidade de fazer um Kirituhi. Originalmente, o Kirituhi era pintado no corpo com carvão. Hoje, esses desenhos estão passando por um renascimento e sendo tatuados. Eles são inspirados nos Ta Moko, mas não contém nenhum significado Maori. Assim, você terá todos os benefícios estéticos de uma tatuagem Maori sem os problemas culturais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível