Montagem correta de pneus em carros

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Montagem correta de pneus em carros
Formação adequada e experiência ajudarão a garantir que o procedimento correto da montagem dos pneus seja eficaz e seguro (Comstock/Comstock/Getty Images)

A fim de montar corretamente os pneus de um carro, você vai precisar de uma máquina montadora de pneus que tenha um dispositivo de trava do aro. Estas máquinas são alimentadas por eletricidade, pressão hidráulica ou uma combinação de ambos. A montagem de pneus pode ser uma tarefa perigosa para os inexperientes. Formação adequada e experiência ajudarão a garantir que o procedimento correto da montagem seja eficaz e seguro.

Outras pessoas estão lendo

Montadora de pneus

Montadoras de pneus têm adaptadores e extensões que permitem que você tire o pneu velho e monte um pneu novo em uma roda usando a mesma máquina. Isso economiza tempo, dinheiro gasto com os custos do trabalho e do espaço. Estas máquinas usam a eletricidade, pressão hidráulica ou ambos, para ativar as extensões da unidade e exigem cautela e formação, a fim de se tornarem seguras e eficazes. Os pneus atuais vem em uma variedade de tamanhos e formas que requerem colocação cuidadosa a fim de serem montados corretamente na roda. É necessário treinamento na área, para os mecânicos que não estejam familiarizados com as extensões e adaptadores, para garantir o manuseio seguro, sem incorrer em prejuízos para a roda, o pneu ou danos pessoais.

Montando um pneu

A roda é colocada horizontalmente sobre o dispositivo de trava do aro com a parte superior do aro virada para cima. As extensões estendem ou retraem para garantir que a beirada fique sob os grampos. Graxa é então distribuída entre o interior e o exterior do talão do pneu. Um braço móvel com uma espátula de montagem é posicionado estrategicamente através da borda do pneu e travado no lugar contra o aro da roda. Coloque a beirada do pneu no aro permitindo que o braço e a espátula de montagem se encaixem para separar o pneu da roda. Em seguida, posicione a beirada do pneu ao longo da espátula de montagem e aplique pressão lateral. Algumas máquinas de pneus vêm com extensões que fazem isso para você ou aplique a pressão manual, a fim de realizar a tarefa corretamente. Ao ativar a rotação da mesa utilizando um pedal localizado na parte da frente ou do lado da máquina, o quadro gira para a direita e separa o pneu da roda. Se a pressão aplicada à parede lateral do pneu, não for suficiente, ou a parede lateral do pneu estiver seca e dura, ele pode ser danificado. Certifique-se de adquirir a formação adequada para utilizar a montadora de pneu em vários tipos de aplicações de rodas e pneus antes de tentar montar um.

Montagem por marcação

A montagem por marcação de um pneu é um procedimento recomendado que muitos técnicos qualificados fazem. Muitos pneus de qualidade vêm com pequenas marcas indicadoras pintadas sobre eles que devem ser alinhadas com marcas na roda ou bicos de ar. Embora nem todos os pneus utilizem indicadores na parede lateral, quando o fazem, é recomendado que eles sejam empregados na montagem. Marcas amarelas indicam o equilíbrio do peso do pneu e devem estar alinhadas com o bico de ar. Marcas vermelhas indicam a zona da conicidade (uniformidade dos pneus) negativa ou positiva e devem estar alinhadas com uma marcação na borda indicando o mínima diferença a ser respeitada.

Pneus direcionais, precisam ser montados na direção da banda de rodagem. Esta pode ser a única situação em que montagem por marcação é ineficaz porque os indicadores estarão pintados no lado oposto da parede lateral e serão difíceis de alinhar adequadamente com o bico de ar.

Balancear o pneu após a montagem vai ajudar a minimizar as falhas decorrentes da má montagem, mas pode exigir que mais peso seja colocado na roda para que ela não vibre.

Quando montar por marcação, os indicadores pintados na parede lateral do pneu devem estar voltados para cima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível