Saúde

O que é negligência em enfermagem?

Escrito por denise stern | Traduzido por noeli p. rubio
O que é negligência em enfermagem?

Enfermeiros devem ter compaixão, dedicação e lealdade aos pacientes

Nurse with needle image by Allen Penton from Fotolia.com

A enfermagem é uma profissão tradicional que requer não apenas a formação educativa, mas também compaixão, dedicação e lealdade aos pacientes e ao local de trabalho, o que significa cumprir com todas as regras de cuidado. No entanto, há ocasiões em que o enfermeiro pode ser acusado de negligência. Compreender como se define negligência em enfermagem ajudará a entender o papel e as condutas esperadas, assim como o que pode ser interpretado como negligência.

Definição

Uma definição básica e legal de negligência seria o não cumprimento de um dever ou causar um dano. As normas de cuidado em enfermagem geralmente se referem a aquelas práticas que “uma enfermeira razoável e prudente usaria”. Assim, uma boa enfermeira sabe e entende de ética no campo da medicina e se esforça para oferecer uma atenção de excelente qualidade, a fim de evitar a negligência. No entanto, erros, que acontecerão, não significam necessariamente que houve negligência.

Não cumprimento do dever

Alguns exemplos do não cumprimento do dever, que podem ser considerados negligências em certas circunstâncias, podem incluir “fazer algo que uma pessoa racionável e prudente não faria, ou fazer mal alguma coisa que uma pessoa racionável e prudente faria bem, em circunstâncias similares demonstradas pela evidência. É a má utilização dos cuidados rotineiros”, de acordo com a "Critical Care Nurse", uma revista de cuidados intensivos, críticos e avançados.

Lesão

Para que a lesão seja considerada como causada por negligência, os registros devem demonstrar que o enfermeiro errou na realização de seu dever com o paciente em questão. Em tais casos, o fracasso nos deveres deve ser provado como relacionado à lesão do paciente. Por exemplo, se um enfermeiro erra ao dar o medicamento segundo as prescrições, e logo o estado do paciente piora ou este falece, o enfermeiro pode ser considerado negligente.

Faltas no desempenho

A falta de conhecimento de enfermagem ou a inadequada atenção nas tarefas pode resultar em processos por negligência contra um enfermeiro que constantemente não observa as normas aprovadas. Estes incidentes incluem, mas não se limitam a, uso inadequado de equipamentos, erros de medicação habitual, erros ao seguir o protocolo ou ordens.

Evitando reclamações por negligência

Um bom enfermeiro está bem informado a respeito das leis de saúde e segurança, assim como do regulamento do conselho de classe e costumes de enfermagem. É diligente na prevenção de lesões ou queda, conhece seu deveres e está familiarizado com os medicamentos e as doses para todos os pacientes sob seus cuidados. Um bom enfermeiro evita a negligência quando pratica uma boa comunicação com os pacientes, médicos e trabalhadores, dentro das diretrizes legais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media