O que é a neuropatia do nervo vago?

Escrito por sonia fernandez | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Seu nome vem da palavra em latim para "vaguear" e o nervo vago é conhecido como andarilho ou vagueante por causa de suas extensas conexões que vão desde o crânio até o resto do corpo. Com tantas conexões em diferentes lugares, danos ou lesões no nervo vago podem resultar em problemas em um ou mais órgãos.

Outras pessoas estão lendo

O que é o nervo vago?

O nervo vago ou pneumogástrico constitui o décimo dos 12 pares cranianos e está localizado na parte posterior da cabeça. Ele toma uma longa e sinuosa rota que vai desde a cabeça até às vísceras. Enquanto outros nervos são relativamente curtos, conectando-se aos órgãos próximos e à cabeça, o nervo vago se conecta a estruturas que vão desde a traqueia, na garganta, até os rins e intestinos.

Qual é a função do nervo vago?

O nervo vago envia sinais e informações sensitivas entre o cérebro e diversas partes do corpo, desde os ouvidos e a garganta até o coração, os pulmões e o cólon. Funções como batimento cardíaco, fala e digestão são reguladas por ele.

O que é a neuropatia do nervo vago?

A neuropatia do nervo vago é uma condição na qual ele foi lesionado e passou a enviar sinais errados ou debilitados para ou a partir do corpo e do cérebro. Como o nervo vago se conecta a tantas estruturas diferentes, algumas das manifestações desta neuropatia incluem dificuldade na fala, arrotos ou tosses constantes, náusea e pulso ou digestão irregular.

O que causa a neuropatia do nervo vago?

As causas para a neuropatia do nervo vago podem variar. Ela pode acontecer devido a infecções ou lesões no trato respiratório.

Uma forma particular de neuropatia do nervo vago ocorre como o resultado da diabetes tipo 2. Assim como os níveis elevados de açúcar no sangue podem resultar na perda de sensibilidade e da circulação nas extremidades, a patologia também pode danificar o nervo vago, que, entre outras coisas, é considerado uma parte do sistema imunológico.

O alcoolismo também pode contribuir para a neuropatia do nervo vago. Um estudo na Espanha envolvendo diversos usuários do álcool a longo prazo encontrou correlações entre o alcoolismo e dificuldades para respirar e se mover, sintomas que indicam uma neuropatia do nervo vago.

A neuropatia do nervo vago é reversível?

Se o paciente tomar medidas para eliminar a causa da condição, a neuropatia do nervo vago pode ser revertida em muitos casos. Diabéticos que controlem o nível de açúcar em seu sangue podem retomar o funcionamento normal do nervo vago e de todos os órgãos aos quais ele está conectado. De forma similar, os alcoólatras que se abstenham ou reduzam sua ingestão de álcool podem retomar o funcionamento adequado de seus sistemas corporais. Aqueles que estiverem em processo de recuperação de uma patologia do trato respiratório superior terão uma experiência similar.

Em outros casos, como em uma tosse persistente, o dano ao nervo cria uma hipersensibilidade que não desaparecerá. Neste caso, um médico prescreverá uma medicação que reduz a sensibilidade do nervo vago.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível