O que é nota dez para uma pedra preciosa?

Escrito por jason law | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é nota dez para uma pedra preciosa?
Pedras preciosas são graduadas pela cor, pureza, entalhe e quilate (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

No mercado de pedras preciosas, a nota dada é muito importante para garantir a qualidade das pedras. Há um grande número de instituições disponíveis que oferecem certificado de graduação. O Instituto Geológico Americano (GIA), Instituto Gemológico Internacional (IGI) e Laboratórios Gemológicos Americanos (AGL) estão entre os líderes em certificação de pedras preciosas. Existem diferentes categorias para graduar uma pedra preciosa, com diferentes escalas atribuídas a essas categorias. Uma pedra preciosa que receber nota dez é aquela que conseguir as notas mais altas em cada uma das seguintes categorias: cor, pureza, entalhe e quilate.

Outras pessoas estão lendo

Cor

A cor de uma pedra preciosa é classificada baseando-se na matiz, saturação e tom. A matiz se refere à cor ou tonalidade, como vermelho, verde, amarelo ou azul. A saturação é uma referência à intensidade da cor. O tom mede a claridade ou escuridão da cor. Em geral, as pedras que recebem as notas mais altas apresentam cores ricas e puras. Por exemplo, uma pedra azul-esverdeada não receberá uma nota tão alta quanto uma pedra puramente verde. A classificação de cores é ajustada para determinadas pedras. Por exemplo, diamantes são classificados pela sua falta de cor, com diamantes incolores recebendo as maiores notas. Algumas pedras preciosas podem ser encontradas em várias cores. Logo, elas serão melhor classificadas em outros quesitos.

Pureza

A pureza é uma medida de inclusão dentro de uma pedra preciosa. As inclusões se referem a traços de partículas estranhas ou minerais presentes na pedra. Quando classificada quanto à pureza, a gema é comparada ao padrão daquela pedra em particular. Uma gema pode receber a nota de "Limpa aos olhos", o que significa que as inclusões não são visíveis a olho nu, de inclusões leves, inclusões moderadas ou acentuadas. O GIA utiliza um sistema mais preciso para graduar a pureza, variando de VVS, determinando que a pedra apresenta muito poucas inclusões, até DcI, que significa sem classificação. Para qualquer pedra receber nota dez, ela deve receber um VVS nessa escala, com a exceção de algumas pedras que não são encontradas na natureza com esse nível de pureza.

Lapidação

A lapidação de uma pedra preciosa é um dos fatores mais importantes que afetam a sua aparência e pontuação geral. A maioria das pedras preciosas são encontradas na sua forma natural áspera. A arte de lapidar, ou "lapidação", é uma ciência bastante precisa. Existem quatro maneiras principais de se lapidar uma pedra. A lapidação envolve um polimento altamente pressurizado da pedra, a qual não é alterada significativamente na forma, porém, é polida em sua totalidade. A lapidação Cabochão (Cabochon) deixa a pedra com um fundo plano e o topo arredondado. A facetagem produz uma pedra com várias superfícies planas geometricamente dispostas, sendo a maioria dos diamantes lapidados dessa forma. O entalhe é a forma mais difícil de lapidação, produzindo formas complexas e desenhos na pedra preciosa. Quando se classifica a lapidação de uma pedra, o método utilizado será considerado juntamente com vários outros fatores. A simetria da pedra é medida, juntamente com a reflexão da luz. Não há um método universal de classificação da lapidação. No entanto, uma pedra preciosa que recebe uma nota geral dez terá uma lapidação superior, independente do método utilizado.

Quilate

O quilate de uma pedra preciosa é uma medida do seu peso. Um quilate corresponde a 200 mg. Os quilates ainda são divididos em um sistema de pontos para uma classificação mais precisa, com 100 pontos atribuídos a cada um. Geralmente, quanto maior o quilate, maior a nota. Quando a classificação por quilate é realizada, a pedra é comparada com outras do mesmo tipo, porém de tamanhos diferentes. Uma pedra que receber nota dez é aquela que receber as maiores notas para quilate comparada às outras de mesmo tipo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível