Por que as nuvens ficam cinzas?

Escrito por scott root | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as nuvens ficam cinzas?
As formações de nuvens fornecem um cenário incrível para um pôr-do-sol (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Nuvens escuras de tempestades precedem o início de uma chuva torrencial. Os céus escurecem com nuvens carregadas e baixas, além de raios que antecedem a precipitação que chega no solo. Como essas nuvens se formam e por que ficam escuras foram perguntas que cercaram meteorologistas por anos. A resposta está na formação das nuvens e nas propriedades da luz.

Outras pessoas estão lendo

Composição da nuvem

Nuvens são compostas principalmente de água e poeira. Elas podem conter várias impurezas do ar ou da água que evaporou para fornecer o vapor de água acumulado nas nuvens. A densidade relativa desse vapor de água contribui com o modo como essas nuvens se formam. Mais água pode criar nuvens maiores e mais fofas, enquanto a água esparsa cria nuvens finas e que pairam mais alto. O ciclo do líquido contribui com o modo como as nuvens são formadas.

Por que as nuvens ficam cinzas?
A luz e partículas de poeira em nuvens absorvem e refratem a luz (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Formação da nuvem

O ciclo da água é essencial para o sistema do tempo na Terra. Ele começa com a forma líquida em oceanos ou lagos. Conforme a água é aquecida pelo sol, ela evapora, criando o vapor. Esse vapor ascende devido à sua densidade menor que o nitrogênio, que é abundante no ar ao seu redor. Quando o vapor alcança a atmosfera, as temperaturas baixas fazem com que a água condense ao redor das partículas de poeira no ar. Os condensados resultantes são conhecidos como nuvens.

Por que as nuvens ficam cinzas?
O ar mais frio em atmosferas mais altas fazem com que a água condense (NA/Photos.com/Getty Images)

Tipos de nuvens

A forma condensada da água conhecida como nuvem tem formatos variados. O vocabulário que define as nuvens tem uma estrutura rígida. Por exemplo, "nimbus" vem do latim e significa chuva. Há três camadas distintas de nuvens. As mais baixas geralmente contêm chuva. Elas são comumente conhecidas como nuvens "cumulous", que vem do latim e significa pilha. Elas têm esse nome pois se formam do nível mais baixo, essencialmente se empilhando uma sobre a outra, criando nuvens cada vez mais densas.

Por que as nuvens ficam cinzas?
Nuvens nimbus em nível médio podem ser sinal de uma possível tempestade (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Propriedades da luz

O sol cria o vapor que forma as nuvens, mas além disso, a sua luz é responsável pela aparências das mesmas. Quando a água passa de um meio (ar) para outro (água) ela é refratada. Esse processo dobra a luz. Conforme ela se dobra, a água cria um efeito prismático que é responsável pelo arco-íris depois de uma tempestade. A luz também pode ser absorvida por materiais sólidos como a poeira dentre as nuvens.

Por que as nuvens ficam cinzas?
Um efeito prismático é o responsável pelo arco-íris (Comstock/Comstock/Getty Images)

Porque nuvens ficam cinzas

Conforme a luz é refratada entre nuvens, ela é tão dobrada que escapa em muitas direções ao invés de passar diretamente para o solo. Conforme as nuvens dobram a luz dentre si mesmas, a poeira absorve um pouco dessa luz. Quanto mais densa a nuvem fica, mais luz reflete e refrate, ficando assim, mais escura e cinza. Uma nuvem densa está mais propensa a ficar mais pesada que o ar ao seu redor e cair no chão como chuva.

Por que as nuvens ficam cinzas?
A refração e absorção de luz faz com que as nuvens fiquem escuras e cinzas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível