Qual cor se obtém ao misturar pigmentos azul e amarelo?

Escrito por jennifer reynolds | Traduzido por mariana silva gray
Qual cor se obtém ao misturar pigmentos azul e amarelo?
Ao misturar duas cores primárias obtém-se mais variedade de tons para sua pintura (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Dê tintas ou canetinhas de cores diferentes a uma criança pequena e deixe que ela as misture; essa será sua primeira introdução à teoria das cores. A mistura de cores possui aplicações mais avançadas, da arte até a tecnologia. Os fabricantes de monitores de computador e televisão usam a teoria da mistura para construir visores que possam representar precisamente um matriz de cores de uma maneira realista. As cores são misturas de forma aditiva ou subtrativa, dependendo se luz ou pigmento estão sendo misturados. Cada método de mistura afeta a cor secundária resultante.

Espectros de cores

A roda de cores tradicional mostra que as três cores primárias são o vermelho, amarelo e azul. Embora seja verdade, isso é um pouco ilusório: o vermelho, amarelo e azul são as cores primárias reconhecidas para a mistura de pigmentos. Contudo, as cores primárias da luz são o vermelho, verde e azul. Os monitores de computador e televisores usam o espectro RGB para criar cada cor em seus visores. Para a impressão e mistura de pigmentos é usado um espectro mais eficaz ao invés das cores primárias padrão: ciano, magenta, amarelo e preto ou CMYK.

Mistura aditiva

A razão pela qual os monitores de computador e televisores usam o espectro RGB é porque essas são fontes de luz. Elas misturam as cores usando a mistura aditiva ou adicionando mais cores de luz para criar um novo tom. O pigmento parece ser azul aos nossos olhos, quando ele absorve todas as outras cores no espectro da luz e reflete somente o azul. Ao misturar as cores de luz, adiciona-se outras cores ao que é refletido. Essa é uma mistura aditiva e é usada somente para misturar luzes. Nesse caso, obtém-se o amarelo ao misturar o azul e o verde.

Mistura subtrativa

Ao misturar pigmentos como tintas, giz de cera, canetinhas ou tinta de impressão; usa-se a mistura subtrativa. Quando mais cores são adicionadas, mais luz é absorvida e mais escura a cor se torna. É por isso que quando as crianças misturam tintas acabam obtendo uma cor marrom escura. A tinta começa a absorver cada cor adicionada, refletindo cada vez menos e chegando próximo à ausência de cor conhecida como o preto.

Misturar azul e amarelo

Sabemos por experiência própria que ao misturar as tintas azul e amarelo chegamos à cor verde. Porém, esse não é sempre o caso para o azul verdadeiro, que é escuro demais. Quando o amarelo é adicionado ao azul verdadeiro; a cor resultante absorve mais luz, refletindo menos e parecendo ser mais escura aos olhos. Ao usar um azul mais claro, como o ciano, teremos o verde se usarmos quantidades iguais de tinta. Pode-se criar duas outras cores secundárias ao misturar o azul e o amarelo: 25% de azul e 75% de amarelo resulta em um amarelo esverdeado. Ao passo que 75% de azul e 25% de amarelo produzem um azul esverdeado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível