A diferença entre roxo e violeta

Escrito por brenton shields | Traduzido por rubia fernandes
A diferença entre roxo e violeta
Essas flores foram nomeadas em homenagem à cor violeta, que é mais próxima do azul, enquanto o roxo é mais próximo do vermelho (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O roxo e o violeta são frequentemente usados ​​como sinônimos quando escolhemos as cores. As duas cores têm muito em comum e as diferenças podem ser difíceis de discernir, mas há várias coisas que as diferenciam em sentidos científicos e artísticos.

Espectro de cores

O roxo é uma cor não espectral, ou seja, ela não aparece quando a luz branca reflete em um prisma e não está presente em uma roda de cores. Em vez disso, o roxo é uma mistura de azul e vermelho e está mais inclinado para a parte vermelha do espectro. O violeta, por outro lado, é uma cor espectral e aparece no comprimento de onda próximo a 440 nanômetros, perto do azul.

Contexto artístico

As cores diferem quando vistas de uma perspectiva artística de forma similar à forma como diferem no espectro de cores. O roxo é uma cor intermediária entre o azul e vermelho, com um pouco mais de vermelho. Ele contém mais preto do que o violeta na roda de cores CMYK, que usa ciano, magenta, amarelo e preto para criar as cores. O violeta, no entanto, é mais similar ao azul, tendo uma aparência mais fria. O roxo também é mais saturado e rico do que o violeta.

Intensidade de luz

Outra característica das duas cores que pode ser usada para diferenciá-las são seus respectivos comportamentos quando expostas a diferentes níveis de intensidade de luz. O violeta começa a ter uma aparência mais azulada quando exposta a uma crescente intensidade luz, chamado de desvio Bezold-Brucke. O roxo não apresenta este comportamento.

Definições culturais

O violeta e o roxo podem ser desconectados usando métodos científicos, como a intensidade da luz e observação do espectro de cores. Entretanto, diferentes culturas podem usar os termos de formas diferentes. Os dois são frequentemente trocados em conversas do dia-a-dia e as suas diferenças podem não ser significativas o bastante para algumas pessoas para merecer uma completa distinção entre eles.

Significados psicológicos

O roxo e o violeta sempre possuíram significados psicológicos similares no decorrer da história. O roxo é tipicamente visto como uma cor "real", simbolizando nobreza, altas aspirações, otimismo e excentricidade. O violeta tem um simbolismo muito semelhante, na medida em que representa compaixão, mas difere do roxo, já que os que preferem violeta presumivelmente podem ser mais sensíveis (é tipicamente uma cor mais clara que o roxo, que tende a ser mais escuro e ousado).