on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como obter bicarbonato de sódio a partir de soda cáustica e hidróxido de sódio?

Embora extremamente comum por sua forma doméstica (hidrogenocarbonato de sódio), o bicarbonato de sódio, NaHCO3, deve ser sintetizado. Produtores desta substância usam o processo Solvay, no qual dióxido de carbono e amônia reagem em salmoura de modo para formar bicarbonato de sódio. Outro método para formação da substância envolve a combinação de gás de dióxido de carbono com hidróxido de sódio aquoso para produzir uma solução de carbonato de sódio. A adição de mais dióxido de carbono a esta solução fará com que o bicarbonato de sódio se precipite da solução. Se tiver carbonato de sódio (sólido) em mãos, simplesmente dissolva-o em água e introduza dióxido de carbono até que o bicarbonato de sódio se precipite.

Instruções

Use luvas de proteção ao manipular substâncias cáusticas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Entorne uma pequena quantidade de hidróxido de sódio (NaOH) em solução. Uma vez que duas partes de hidróxido de sódio reagem por parte de dióxido de carbono adicionado, conforme a equação de reação 2NaOH (aq) + CO2 (g) -> Na2CO3 (aq) + H2O (l), em que uma solução de hidróxido de sódio reage com o gás dióxido de carbono para formar uma solução de carbonato de sódio. Tenha em mente que começar com menos NaOH requererá a adição de menos CO2.

    Loading...
  2. Prepare uma solução de carbonato de sódio dissolvendo soda cáustica na água se não houver hidróxido de sódio disponível. Misture bem a solução até a soda cáustica estar completamente dissolvida.

  3. Introduza dióxido de carbono exalando-o na solução. Tenha cuidado se começar com hidróxido de sódio - mova a boca para longe do béquer quando sentir a necessidade de inalar. Continue exalando na solução até começar a ver bicarbonato de sódio branco se precipitar no recipiente. Se começar com hidróxido de sódio, isso demorará um pouco mais. O segundo estágio da reação - em que a solução de carbonato de sódio reage com o gás de dióxido de carbono adicional para formar bicarbonato de sódio sólido (hidrogenocarbonato de sódio), representada pela equação Na2CO3 (aq) + CO2 (g) + H2O (l) -> de NaHCO3 (s) + H2O (l) - não pode ocorrer até que CO2 o bastante tenha reagido com NaOH para formar a solução de carbonato de sódio.

  4. Separe a solução do precipitado e compare o bicarbonato de sódio feito com a soda cáustica comprada, se desejar.

Loading...

Dicas

  • Não espere que este método produza uma grande quantidade de bicarbonato de sódio, a menos que tenha uma fonte alternativa de CO2 (além da respiração) e uma enorme quantidade de hidróxido de sódio disponível.

Aviso

  • Sempre use óculos de proteção no laboratório de química, especialmente quando se trata de substâncias cáusticas, tal como cloreto de sódio.

O que você precisa

  • Béquer
  • Solução de NaOH
  • Na2CO3 sólido (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...