Mais
×

Como e onde obter informações sobre os candidatos às eleições

Informação é fundamental
Getty Images

Introdução

Na reta final da campanha política, é preciso escolher com cuidado qual será o candidato de sua preferência. Os debates e o horário político apenas podem não ser suficientes para tomar uma decisão. Para ajudar nessa tarefa, já existem sites e aplicativos que oferecem informações variadas sobre os candidatos, como suas declarações de bens, contas de campanha, eventuais denúncias de corrupção e projetos de lei apresentados. Saiba onde encontrar mais informações e escolha seu candidato!

O site do TSE oferece informações sobre os candidatos e as eleições em geral
Reprodução Wikimedia Commons|José Cruz|Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0 BR)

O TSE é seu aliado

Na hora de escolher o candidato no qual você pretende votar nas eleições, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ajudar, e muito, durante a pesquisa. A instituição, encarregada de fiscalizar as candidaturas e o andamento da campanha e do pleito, deve se certificar de que o processo eleitoral está de acordo com as leis estabelecidas. Junto ao Tribunal, você pode obter informações sobre a eleição, checar se está em dia com suas obrigações eleitorais e se foi convocado para colaborar nas eleições.

O TSE divulga o calendário eleitoral e as contas dos candidatos, entre outros dados
Reprodução Fotos Públicas|Nelson Jr./ ASICS/TSE

Informações oficiais sobre as candidaturas

O site do TSE conta com uma seção dedicada apenas às eleições, de fácil acesso na página inicial. Lá, você terá acesso ao calendário eleitoral, às contas (de candidatos e postulantes à reeleição) julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, prestação de contas de partidos políticos e seus comitês eleitorais, localizados nas capitais estaduais, e estatísticas sobre o eleitorado e sobre as campanhas eleitorais. Além disso, o site também disponibiliza na íntegra as audiências públicas que definiram instruções para as eleições.

Os programas CandEx e DivulgaCand mostram o candidato e sua declaração de bens, além de outras informações
Reprodução Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Informações básicas sobre seu candidato

O site do TSE apresenta os candidatos por meio de dois sistemas: o CandEx, que mostra ao eleitor o requerimento de registro de candidatura, o demonstrativo de regularidade partidária, a declaração de bens dos candidatos, certidões e propostas, como o programa de governo; e o DivulgaCand, que relaciona todas as candidaturas registradas no Brasil. Com uma consulta, o eleitor poderá checar qual é a situação do candidato em quem quer votar, além de todos os dados disponibilizados junto à Justiça Eleitoral. O CandEx deve ser baixado em seu computador, enquanto o DivulgaCand permite acesso pelo seu browser.

Já existem aplicativos para smartphones Android e iPhone, com dados dos candidatos
Getty Images

Aplicativos que podem ajudar

Também é possível baixar em seu telefone celular alguns aplicativos que apresentam os candidatos às eleições. Entre as opções criadas por programadores independentes estão o "Acordei" e o "Proteste", que trazem dados como patrimônio dos postulantes, nível de instrução e ocupação dos concorrentes aos cargos públicos. O "Proteste" também oferece informações disponibilizadas pela Justiça Eleitoral e permite até que os usuários deixem opiniões e interajam entre si. Os dois aplicativos também têm a função da "cola", que armazena o número do seu candidato. O "Acordei" pode ser baixado nos principais sistemas operacionais, enquanto o "Proteste" só funciona em Android.

A organização Transparência Brasil se dedica à apuração de dados de candidatos e congressistas
Getty Images

O projeto Transparência Brasil

O site Transparência Brasil surgiu em meados de 2000 e prometia oferecer um panorama completo dos candidatos à eleição e dos ocupantes das cadeiras do Legislativo e Judiciário como forma de apoiar o combate à corrupção na esfera pública. A organização elabora estudos e pesquisas variados sobre temas como financiamento eleitoral no Brasil. Ela também criou projetos como o Às Claras, que apresenta os dados completos da prestação de contas de campanha de todas as eleições desde 2002. Já o projeto Excelências apresenta o histórico dos deputados, senadores, governadores, presidentes, prefeitos e vereadores.

Os projetos apresentam dados sobre os representantes eleitos
Getty Images

Os principais projetos da Transparência Brasil

O projeto Excelências faz uma apuração completa dos congressistas, vereadores e membros do Executivo (presidente, governadores e prefeitos) ao longo de seus mandatos. Entre os dados levantados estão projetos de lei, comparecimento e função parlamentar, cadastros de ministérios e informações gerais fornecidas pelos Tribunais de Contas e pelos Tribunais de Justiça dos estados. No site, a busca pode ser feita filtrando os candidatos por partidos e estados. Nele, você pode encontrar informações úteis sobre candidatos à reeleição.

O site da Assembleia Legislativa também pode ajudar a obter informações
Getty Images

Saiba quem é seu deputado estadual

Se seu candidato a deputado estadual está concorrendo a um novo mandato, uma forma de ter acesso ao histórico dele na Assembleia Legislativa estadual é visitando o site da instituição, que lista todos os ocupantes, além de relacionar a contribuição de cada um por meio de projetos de lei, participação em comissões e outras atividades, como prestação de contas, presença no plenário, pronunciamentos e propostas. Para isso, basta selecionar o nome do deputado na página principal e escolher quais informações são as mais importantes para sua tomada de decisão.

O site do Congresso traz informações variadas sobre deputados federais e senadores
Getty Images

Conheça melhor seu parlamentar

No caso de deputados federais e senadores, você também pode usar os sites da Câmara e do Senado para conhecer melhor o candidato, caso ele seja um congressista em exercício. É possível apurar o posicionamento dele em votações, pronunciamentos e proposições, contas de mandato, participação em comissões e outros relatórios relacionados à função. No caso dos senadores, também está disponível o demonstrativo dos gastos com verba indenizatória, enquanto o site da Câmara oferece informações como a participação em projetos de lei.

Getty Images

Quem é seu candidato a vereador?

Se você planeja votar em um candidato à reeleição para vereador, não deixe de fazer uma consulta ao site da Câmara dos Vereadores local. Dessa forma, você poderá ter acesso aos principais dados disponíveis relacionados ao mandato de seu candidato, como projetos de lei em votação e arquivados, presença no plenário, discursos e atuação parlamentar em geral. No caso de postulantes que nunca foram eleitos antes, o site do TSE e aplicativos podem apoiar na tomada de decisão, apresentando os dados de campanha informados à Justiça Eleitoral.

Os dados disponibilizados por órgãos públicos podem ser acessados também após as eleições
Getty Images

Conheça as principais figuras da política atual

No caso dos prefeitos, as instituições públicas também oferecem dados importantes, incluindo a aprovação das contas de campanha pelo Tribunal de Contas. No caso de um candidato à reeleição, o eleitor também pode fazer uma análise dos dados disponíveis e relacioná-los com aqueles divulgados pela Transparência Brasil. As informações estão sempre disponíveis, não apenas logo antes do pleito. Por isso, você também pode utilizar os sites e aplicativos para apurar informações sobre acusados de corrupção, por exemplo, durante seus mandatos. Agora que você já sabe onde procurar, fica muito mais fácil fazer sua escolha com consciência.