×
Loading ...

Como saber se seu diploma de colégio é autêntico ou falso

Atualizado em 17 abril, 2017

Como uma indústria lucrativa que adquire 500 milhões de dólares por ano, nos Estados Unidos, as fábricas de diploma administram, às vezes, credenciais acadêmicas fraudulentas para pessoas desavisadas. As pessoas que procuram caminhos não tradicionais para completar o ensino secundário são vítimas de colégios online falsos ou de programas de GED (General Educational Development) que são mascarados como oportunidades educacionais legítimas. O GED é uma certificação norte-americana do nível dos conhecimentos acadêmicos para o ensino médio ou secundário. Se você tem dúvidas quanto à autenticidade do seu diploma, verifique antes de se candidatar a um emprego ou antes de se matricular em uma faculdade. Permitir que essas instituições descubram a fraude é melhor do comprometer suas atividades educacionais ou até mesmo a sua carreira. No Brasil, o diploma será válido se a instituição que o emitiu for credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) e o curso for reconhecido. Esse tipo de providência deve ser tomada antes de começar o curso porque se não for reconhecida, terá perdido todos os anos de estudo sem ressarcimento nenhum.

Instruções

Os diplomas de instituições de ensino credenciadas têm mais chances de serem aceitos por faculdades renomadas e empregadores (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Se você fez um teste GED online, qualquer diploma recebido é fraudulento. O GED é um teste supervisionado com a duração de sete horas e que só pode ser concluído pessoalmente nos centros de testes reconhecidos pelo Conselho Americano de Educação. Os testes são baseados em conteúdos abordados nos currículos formais do ensino médio e incluem leitura, escrita, matemática, ciências e estudos sociais. Se tudo isso não consta no teste que você completou, entre em contato com o Conselho Americano de Educação para verificar se ele está associado com o centro de testes. No Brasil, entre em contato com o MEC ou entre no site para verificação e ligue para a instituição de ensino que emitiu.

    Loading...
  2. Se você concluiu um programa de ensino médio online, ligue para a escola ou verifique o site para obter informações sobre o credenciamento da escola. Se a escola afirmar ser credenciada, ligue para a organização adequada para confirmar. No Brasil, se o curso que você fez for reconhecido, seu diploma emitido terá validade nacional.

  3. Se a escola afirmar ser credenciada por uma associação fora do NEA (National Education Association), que é uma organização empenhada em fazer avançar a causa da educação pública nos Estados Unidos, entre em contato com a organização para verificar se é verdadeiro. No entanto, essas organizações estão em ascensão apenas como fábricas de diploma e nem sempre são legítimas.

  4. Para as escolas que afirmam ser reconhecidas fora do NEA e para as escolas sem credenciamento, entre em contato com a faculdade ou o estabelecimento para descobrir se são aceitos diplomas emitidos pela sua instituição. No caso do Brasil, há também como verificar no diploma se há um número de registro. Olhe no verso e verifique se há um carimbo e número de registro com a assinatura do responsável pela certificação no MEC. Se não tiver esses dados, tenha cuidado e verifique, pois esse diploma pode não ter sido registrado.

Loading...

Dicas

  • Qualquer instituição acadêmica que entregar seu diploma rapidamente, sem esforço, ou à prova de falhas, provavelmente não é legítimo. Diplomas legítimos não são concedidos baseados em experiências de vida ou sem nenhum trabalho ou atividade.
  • A falta de credenciamento não significa necessariamente que uma escola é ilegítima. O que importa é saber se sua faculdade pretendida e mesmo o empregador aceitará as credenciais da escola. Mesmo que o seu diploma seja verdadeiro nestes casos, descubra se a sua escola e o empregador exigirão testes nos programas de GED além do seu diploma, no caso dos Estados Unidos. No Brasil, como já foi mencionado, verifique a certificação nas instituição que emitiu e o registro do MEC.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...