Mais
×

Óleo da babaçu e marshmallow para o crescimento de cabelo

Atualizado em 19 julho, 2017

Como os condicionadores e xampus fabricados frequentemente contêm substâncias e ingredientes químicos indesejáveis, muitas pessoas se voltaram para produtos naturais para ter um crescimento de cabelo saudável e longo. As ervas e plantas, como o marshmallow e babaçu, contêm óleos que previnem os danos, além de manter o cabelo hidratado. Eles também contêm vitaminas e minerais que nutrem o cabelo e ajudam no crescimento. Embora muitos produtos contenham essas ervas como ingredientes, eles podem ser bastante caros. Felizmente, é possível aprender a usar e misturar seus próprios óleos.

É fácil conseguir e manter um cabelo bonito com o uso dos óleos de babaçu e marshmallow (my long hair image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)

Óleo de marshmallow

O marshmallow (Althea officinalis) tem sido usado há séculos tanto medicamente quanto medicinalmente. Ele contém uma substância chamada mucilagem que protege e suaviza a pele. O óleo de marshmallow também tem sido utilizado para controlar infecções bacterianas. Hoje, é valorizado pela sua capacidade de suavizar e amaciar a pele e cabelo e é um ingrediente em muitos cosméticos, sendo especialmente bom para o tratamento de um couro cabeludo ressecado e com coceira, pois ajuda a pele a manter o nível de umidade. Também é um agente eficaz de desembaraçamento, impedindo a ruptura que pode retardar o crescimento do cabelo.

Óleo de babaçu

O óleo de babaçu (Orbignya oleifera) é extraído das sementes da planta de babaçu do Brasil (também conhecida como crusi). Ele é semelhante ao óleo de coco, como não seca e contém cerca de 70% de lipídios. O babaçu é uma boa escolha para cabelos e pele ressecados, pois é emoliente e hidratante sem deixar para trás um brilho oleoso ou contribuindo para o aumento da produção de óleo. Ele também produz uma agradável sensação refrescante sobre a pele, pois os lípidos derretem à temperatura do corpo humano, retirando o calor da pele.

Como usar os óleos

Há diversas maneiras de usar esses óleos para nutrir o cabelo. Eles podem ser aplicados como um pré-tratamento antes da lavagem normal do cabelo ou após a lavagem do cabelo e deixado como um tratamento durante a noite. Uma quantidade menor de óleo (para evitar que o cabelo fique com uma aparência oleosa) também pode ser usado como um condicionador sem enxágue. Há também opções para a preparação. Os óleos podem ser utilizados separadamente, em conjunto ou misturado com um óleo, como o de coco, abacate ou jojoba. Para usá-los com um óleo, adicione 1 a 2 ml de óleo de babaçu e marshmallow a 60 a 120 ml do outro óleo.

Precauções

O uso de qualquer erva deve sempre ser feito com cautela, pois muitos podem interferir com medicamentos ou causar efeitos colaterais indesejados. Ambos o marshmallow e babaçu são considerados seguros, especialmente quando usados topicamente. Se tiver diabetes, tenha cuidado para não ingerir o óleo de marshmallow, pois pode reduzir o açúcar no sangue. Os derramamentos de ambos os óleos são extremamente escorregadios, então tenha cuidado quando usá-lo no cabelo. Os acidentes devem ser limpos imediatamente.

Custo e disponibilidade

Os óleos de babaçu e marshmallow estão disponíveis em vários varejistas, tanto online quanto em lojas. Muitos varejistas também vendem produtos e condicionadores que contêm os óleos como ingredientes, poupando-lhe o trabalho de misturar o seu próprio óleo. O óleo de babaçu custa cerca de R$22 por 470 ml, enquanto o óleo de raiz de marshmallow custa cerca de R$40 por 60 ml.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article