Óleos para acelerar o crescimento dos cabelos

Escrito por marisa serafini | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Óleos para acelerar o crescimento dos cabelos
Óleos essenciais ajudam a promover o crescimento dos fios (Hair image by Alexander Oshvintsev from Fotolia.com)

Óleos essenciais de plantas vêm sendo usados há anos com diferentes propósitos. Hoje em dia, um dos usos mais comuns é estimular os folículos capilares, promover o crescimento dos fios e solucionar problemas de cabelo e couro cabeludo.

Outras pessoas estão lendo

História

Aromaterapia, ou o uso de óleos essenciais para o bem-estar físico e mental, remota ao Egito antigo. Os egípcios usavam óleos essenciais para uma infinidade de propósitos, incluindo rituais espirituais, perfumes, cura medicinal e embalsamamento. Naquela época, o processo de destilar esses óleos das plantas de origem não era muito refinado. Acredita-se que os egípcios possuíam um processo de destilação somente para a madeira de cedro. Com o tempo, o processo de destilação foi se tornando mais sofisticado até chegar finalmente nos processos que usamos hoje em dia.

Tipos

Existem quatro grandes categorias de óleos essenciais baseadas nas funções que exercem. Os óleos nutritivos contêm vitaminas e lipídios essenciais e são usados para nutrir os folículos capilares para um cabelo mais saudável. Exemplos de óleos nutritivos incluem raiz de cenouras e frângula. Os óleos que ajudam na imunidade são usados para curar e combater infecções. Eles são geralmente usados para o tratamento de doenças como a alopecia areata. Exemplos desses óleos incluem murta, malaleuca e cedro. Os óleos estimulantes como alecrim e salva são usados para estimular o crescimento de células ou aumentar a distribuição de oxigênio e nutrientes usados por elas. Quando usados no couro cabeludo, acredita-se que esses óleos estimulem o crescimento capilar. O último grupo de óleos, os de equilíbrio, incluem murta verde e lavanda. Esses óleos são usados para devolver o estado de equilíbrio ao couro cabeludo, controlando sua oleosidade natural e acalmando inflamações.

Indicações

Esses óleos podem ser usados no couro cabeludo e cabelos de diferentes formas. Eles podem ser massageados diretamente na pele ou misturados a óleos de diferentes categorias. Os óleos essenciais podem, também, ser adicionados a xampus caseiros ou tônicos capilares. Uma outra indicação envolve o uso de óleos essenciais junto aos óleos condutores, uma vez que estes ajudam na absorção. Óleo de jojoba, de prímula e de roseira brava são alguns exemplos de óleos condutores.

Período

Ao usar óleos essenciais para promover um crescimento mais rápido dos cabelos, a paciência é importante. Esses óleos não funcionam imediatamente. Na verdade, pode ser que várias semanas ou meses de uso diário passem para que resultados visíveis apareçam.

Considerações

Vale a pena lembrar que a maioria desses óleos não é regulada pela Anvisa, por isso é recomendável comprá-los de uma fonte confiável. Alguns desses óleos podem causar reação alérgica, então é preciso testá-los antes da aplicação no couro cabeludo. É só espalhar um pouco de óleo em uma parte sensível da pele, como na parte interior do pulso. Espere mais ou menos um dia, e se não houver nenhuma reação, use o óleo no couro cabeludo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível