Mais
×

Como fazer um olho de isopor

Atualizado em 17 abril, 2017

O poliestireno é um material versátil e pode ser usado para várias coisas, que vão de isolamento de uma casa a artesanato. Derivado do petróleo, o poliestireno é mais conhecido como isopor. Um olho de isopor pode ser de grande ajuda para um projeto de ciências, uma aula de anatomia do olho, ou para o Halloween. Bolas de isopor estão disponíveis em lojas de arte e tecidos.

Instruções

Um olho humano possui aproximadamente 2,5 cm de diâmetro e pesa cerca de 7,5 g (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha a cor da íris, a parte pigmentada do olho. Pinte um círculo para representar a íris em uma bola de isopor. Se seu olho precisa ser anatomicamente correto, o tamanho da íris depende do tamanho da bola. Consulte um diagrama da anatomia do olho para as dimensões corretas.

  2. Faça um ponto preto no meio da íris. Essa é a pupila, o buraco por onde a luz passa. Se seu olho precisar ser anatomicamente correto, o tamanho da pupila depende do tamanho da sua bola. Consulte um diagrama da anatomia do olho para as dimensões corretas.

    A pupila é o ponto preto no meio da íris (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  3. Pinte os músculos orbiculares como tiras largas no topo, base e laterais do olho, começando no ponto em que o diâmetro do olho é mais lago, estendendo até a parte traseira, diretamente atrás da pupila. Outra alternativa é pintar veias ao invés de músculos orbiculares; pinte-as onde os músculos ficariam.

  4. Corte sua bola de isopor no meio se quiser incluir a parte interna do olho em seu modelo. Use uma faca bem afiada para cortar a bola no meio de cima a baixo.

  5. Estender a íris e a pupila em 6 mm no lado plano do globo ocular.

  6. Pinte as lentes logo atrás da pupila, entranhando-se com ela. As lentes precisam se estender até metade da íris. Você pode escolher qualquer cor para representá-las.

  7. Pinte uma faixa fina ao redor da circunferência no lado plano do olho, estendendo-a de cima da íris até a base da íris, passando por toda parte de trás. Essa é a esclera, que se transforma na córnea na frente do olho, acima da íris; você pode usar qualquer cor para representá-la. Usando uma cor diferente para representar a córnea, estenda a esclera pintada fazendo uma linha bem mais fina com tinta ao longo da circunferência da bola que contém as lentes e a pupila.

  8. Pinte outra faixa ao redor da circunferência do lado liso do olho dentro da faixa que representa a esclera; é a retina. Não estenda além da parte de cima e da base da íris. Você pode escolher qualquer cor para representá-la.

  9. Pinte os vasos sanguíneos a partir da beira da bola, em direção oposta à pupila. Os vasos devem começar no mesmo ponto e se estender apenas pela metade do caminho até a pupila.

  10. Cole pequenos pedaços de velcro e feltro na parte de cima e na base da parte plana do olho para permitir que ele seja separado para mostrar a parte interna.

O que você precisa

  • Bolas de isopor
  • Tinta acrílica
  • Faca afiada
  • Velcro e feltro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article