Como organizar uma entrevista informativa

Escrito por ehow contributor | Traduzido por elia regina previato
Como organizar uma entrevista informativa
Organize uma entrevista informativa (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Se só de pensar em uma entrevista você estremece, não tenha medo. As entrevistas informativas são maneiras maravilhosas de se ter uma ideia sobre a empresa e o trabalho especificamente falando. Esse encontro breve é um modo de conseguir informação interna sobre uma carreira em especial, sem realmente se candidatar a um emprego. Logo, caso você seja um recém-formado procurando saber se realmente deseja embarcar na carreira escolhida ou se deseja apenas conseguir informações sobre uma empresa, esse pode ser um caminho a seguir. Aqui estão algumas dicas para organizar uma entrevista informativa.

Instruções

  1. 1

    Investigue o potencial de seu entrevistado. Use ferramentas online como o LinkedIn para encontrar pessoas nos campos e empresas nos quais esteja interessado. Uma vez que tenha encontrado alguém que tenha o emprego ou carreira que deseja, aproxime-se da pessoa com uma oferta. Expresse claramente o que deseja, por exemplo, 20 minutos para conversar sobre o que ela acha sobre trabalhar como designer, por exemplo. Deixe-a saber que deseja descobrir mais sobre a empresa ou seu trabalho. Seja específico, educado e o menos exigente possível. Apresente-se de maneira breve, enfatizando sua formação e uma rápida sinopse de sua experiência passada. Nem todos estão interessados ou equipados para serem um mentor. Se for rejeitado, tente não levar para o lado pessoal e comece a procurar em outro lugar.

  2. 2

    Solicite uma entrevista. Lembre-se, de que nem todos estão dispostos a fazer uma entrevista informativa, ou por assim dizer, ser um mentor. Mas depois de ter entrevistados como alvo, envie-lhes um breve e-mail ou dê um telefonema rápido para saber se estão interessados. Informe-lhes que deseja saber mais sobre o que fazem para viver, e avise quanto tempo pode demorar, uma vez que provavelmente tenham uma agenda exigente.

  3. 3

    Prepare a entrevista. Mais uma vez , leve em conta o tempo do entrevistado. Se o encontro for durante o dia, ofereça-se para encontrá-lo onde for mais conveniente para ele. Você pode até encontrá-lo na cafeteria da empresa para conversar sobre especificidades ou escolher um restaurante ou café nas redondezas. Não precisa ser uma entrevista formal. Provavelmente você conseguirá mais informações se a fizer em um local onde se sinta confortável. Assegure-se apenas de que seja conveniente para o entrevistado, perguntando-lhe o lugar de sua preferência.

O que você precisa?

  • Acesso à internet
  • Cartões de visita
  • Currículos
  • Telefone
  • Cartões de anotações
  • Caneta

Lista completaMinimizar