Conhecimento

Que ossos compõem o crânio?

Escrito por michael e carpenter | Traduzido por kelly isay
Que ossos compõem o crânio?

O crânio é a base de todos os tecidos moles que constituem o rosto e a cabeça

Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

O crânio humano é constituído de 22 ossos. Eles são separados em duas categorias, cranianos e faciais. Os 8 ossos cranianos são compostos basicamente de grandes placas que dão suporte e protegem o cérebro. Os 14 ossos faciais criam a porção frontal inferior do crânio, que inclui os olhos, o nariz e a boca. Todos os ossos da caixa craniana são pareados, com o mesmo osso aparecendo do lado oposto da cabeça, ou não pareados, com um exemplar de cada osso atravessando a linha de simetria do crânio.

Outras pessoas estão lendo

Ossos cranianos não pareados

Dos oito ossos cranianos, quatro não são pareados e incluem o osso frontal, o occipital, o esfenoide e o etmoide. O osso frontal é a grande placa óssea localizada acima dos olhos e compõe a porção correspondente à testa no crânio. O osso occipital está localizado na parte inferior de trás do crânio e tem uma abertura para a coluna espinhal. Já o osso esfenoide se encontra abaixo de cada olho e forma parte da órbita ocular. Ele também ocupa uma posição na base da caixa craniana e tem um formato de borboleta, além de ir de uma extremidade da cabeça até a outra. O osso etmoide possui formato de um quadrado, que também constitui a órbita ocular, além de estar localizado acima do nariz e entre as órbitas.

Ossos cranianos pareados

Há dois ossos cranianos pareados: o parietal e o temporal. Os ossos parietais constituem os lados e completam o topo do crânio. Cada um deles tem quatro ângulos e se conecta com o osso do lado oposto da cabeça. Os ossos temporais estão localizados entre os ossos parietais ao lado da cabeça.

Ossos faciais não pareados

Dos 22 ossos faciais, apenas dois não são pareados: o vômer e a mandíbula. De acordo com o learnbones.com, o vômer é um osso com formato quadrilátero localizado na base da cavidade nasal e, portanto, serve de apoio para essa estrutura. A mandíbula é a parte inferior do maxilar.

Ossos faciais pareados

Os ossos faciais pareados incluem o maxilar, o palatino, o zigomático, o nasal, o lacrimal e as conchas nasais inferiores. A maxila está localizada acima da mandíbula e abaixo das órbitas oculares, constituindo a seção superior do maxilar no rosto. Os ossos palatinos são duas estruturas que se fundem para criar o palato, que constitui o céu da boca e a parte inferior das órbitas oculares. Os ossos zigomáticos, comumente conhecidos como os ossos da bochecha, dão apoio às maçãs do rosto e constituem a parte externa das órbitas dos olhos. Os ossos nasais se fundem para criar a ponte do nariz. Já os lacrimais são os menores ossos encontrados no crânio e eles estão localizados no canto de cada olho, onde as glândulas lacrimais são encontradas. As conchas nasais inferiores são horizontais e se sobressaem na cavidade nasal. Elas ajudam a filtrar o ar que entra no corpo.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media