Ótimas atividades de leitura para o ensino fundamental

Escrito por stacy tabb | Traduzido por rayssa amorim
Ótimas atividades de leitura para o ensino fundamental
Muitos alunos do primeiro ano logo começam a aperfeiçoar as suas habilidades de leitura enquanto outros sentem dificuldade em formar palavras básicas (reading girl image by Julia Britvich from Fotolia.com)

O primeiro ano do ensino fundamental é onde possivelmente haverá uma grande diferença entre aqueles que dominam a leitura e aqueles que precisam de mais ajuda. A Academia Nacional de Ciências determinou que ensinar as crianças a falar e identificar as palavras corretamente é mais eficaz do que ensiná-las a usar contextos e imagens para identificá-las.

Construa uma pirâmide de história

Essa estratégia serve para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de interpretação e vocabulário. Para os alunos do primeiro ano, os professores podem fazer isso como uma atividade prática. Leia uma história cujo enredo seja completamente desenvolvido, contendo vários personagens e problemas. Em um quadro branco, desenhe oito linhas e numere-as de um a oito. Cada linha deve ser maior do que a de cima, criando uma pirâmide. O professor deve colocar em cada uma delas o número correspondente de palavras. Na linha 1, peça para que as crianças pensem no nome do personagem principal e o escrevam. Na segunda linha, escreva duas palavras que descrevam o personagem. Na terceira, peça para que eles descrevam onde a história se passa. Na quarta linha, deve-se escrever palavras que descrevam o problema principal da história. As linhas cinco, seis e sete devem descrever outros eventos que acontecem na história e a última linha, a oito, deverá ser usada para uma solução, com oito palavras, para o problema principal.

Encontrando rimas

Dê o mesmo livro infantil com rimas para cada um dos alunos e leia-o em voz alta, pedindo para que os alunos sigam a leitura. O professor para de vez em quando e pede para os alunos encontrarem as palavras que rimam e as escreve no quadro. O professor também deve pedir para que os alunos pensem em outras palavras que rimem com as já escritas, mas que não estão no livro. Isso ajudará os alunos a usarem muitas palavras que soam e são escritas de forma semelhante.

Bum!

O professor deve escrever todas as novas palavras que a turma aprendeu em um cartão e colocá-lo em uma caixa. Ele também deve escrever a palavra "Bum!" em alguns cartões e misturá-los na caixa. Os alunos se revezam escolhendo palavras da caixa e, se conseguirem ler, poderão guardar o cartão. Caso contrário, eles devem colocá-lo de volta na caixa. Se um estudante receber um cartão com "Bum!", eles devem retornar todos os cartões. O estudante com mais cartões no final do jogo vence.

Bingo!

O professor pode criar cartões de bingo com palavras que as crianças já aprenderam na aula. Além disso, ele deverá criar cartões com essas palavras. O professor escolhe um cartão e o lê em uma frase, e as crianças marcarão os seus cartões, se elas tiveram a tal palavra. A primeira criança a preencher uma linha, horizontal, vertical ou diagonal, grita: "Bingo!".

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível