Mais
×

Como otimizar o espaço do guarda-roupa

Você sempre sonhou em abrir seu guarda-roupa e enxergar, com clareza e facilidade, todas as roupas que possui? Encontrar o sapato que combina com o vestido escolhido e a bolsa exata? Se isso tudo parece um sonho e o que você vê no seu guarda-roupa não passa de um grande amontoado de peças desconexas, precisa ler estas dicas. Saiba como organizar seu guarda-roupa e otimizar o espaço do seu armário.

Organize seu guarda-roupa para ganhar espaço (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Bagunçando

Antes de começar a organização, você precisa bagunçar tudo. Esvazie o guarda-roupa e coloque suas peças em cima da cama. Desapegue das que você não usou no último ano. Das que ficarem, separe-as por categorias: roupa de festa, de ginástica, roupa para trabalhar. Elas serão guardadas separadamente. Separe também peças pesadas, de frio.

Desapegue das peças que não usa há mais de um ano (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Cabides

Peças que amassam com facilidade devem ir para os cabides. Para organizar melhor o guarda-roupa e otimizar espaço, adote um tipo de cabide e o utilize em todo o guarda-roupa, para garantir harmonia. Você pode organizar as peças por cores, do claro para o escuro. As camisas devem ser guardadas com o primeiro botão fechado, para não danificar a gola da camisa.

Use o mesmo padrão de cabide para garantir harmonia (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Ganhando espaço

Caixas com furos, sacos de TNT (não tecido) abertos, além de separadores de gaveta, otimizam muito o espaço do guarda-roupa. Utilize-os para guardar os itens por categorias. Se tiver pouco espaço, guarde as roupas de inverno em caixas, durante o verão. E faça o inverso, quando mudar a estação.

Guarde as roupas de inverno em caixas, durante o verão. E faça a troca na mudança da estação (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Gavetas

Peças pequenas, como biquínis, lenços, roupas íntimas, meias, gravatas e cintos podem ser guardados em gavetas, para que fiquem organizados e não tirem espaço de peças maiores. Joias e itens de maquiagem podem ser guardados no guarda-roupa, mas em caixas organizadoras, para que não embaracem nem ocupem muito espaço. As prateleiras, por sua vez, são destinadas a camisetas, shorts, saias, bermudas. Deixe o que usa com mais frequência em local mais acessível.

Nichos organizadores facilitam separação de meias e roupas íntimas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Roupas de cama e banho

As prateleiras também são destinadas aos jogos de cama e roupas de banho, como toalhas e roupões. Para facilitar, acomode-as em capas plásticas, sempre com furos para que a roupa possa “respirar”. Se o saco não for transparente, coloque etiquetas. As toalhas podem ser colocadas em caixas de TNT ou em cestos. Agrupe os jogos por cor, da mais clara para a mais escura.

Roupas de banho podem ser empilhadas por cor (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article