Como fazer overclock em um AMD Athlon64 3200

Escrito por jack gerard | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer overclock em um AMD Athlon64 3200
Processadores podem ter um aumento de capacidade com um overclock (processor 3 image by BlueMiniu from Fotolia.com)

Overclocking é um método no qual a voltagem que passa pelo processador ou por outro hardware (conhecido como velocidade de clock) é aumentada, resultando em um acesso mais rápido aos dados e melhores taxas de processamento. Quando fizer overclock em um processador como o AMD Athalon64 3200, cuidados devem ser tomados para garantir que você não aumente a voltagem excessivamente, ou o hardware pode sair danificado. A quantidade que você pode fazer overclock em um processador é limitada pela placa mãe, mas a maioria dos processadores Athlon64 3200 são capazes de sofrerem overclock pelo menos de pouca intensidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Ligue o computador em que você deseja fazer overclock no processador. Enquanto estiver na tela inicial da BIOS, pressione a tecla indicada para entrar no setup da BIOS. Comumente essa tecla será "F2" ou "ESC", mas isso pode variar de acordo com a BIOS específica que está instalada no sistema.

  2. 2

    Confira para ter certeza que todas as velocidades de clock na sua BIOS estão na padrão. Se a RAM ou quaisquer outros aparelhos foram alterados na BIOS anteriormente, use a opção "Default" para voltar as configurações para os seus valores originais.

  3. 3

    Mude a configuração "CPU Base Clock Configuration" na sua BIOS de "Auto" para "Manual". Não são todas BIOS que tem essa opção, assim, se a sua não tiver, pule esse passo.

  4. 4

    Encontre a configuração "CPU Clock" e comece a ajustá-la em pequenas quantidades, não mais que 10MHz em cada ajuste. Salve as configurações que você ajustou e saia, deixando o computador reiniciar.

  5. 5

    Permita que seu computador ligue normalmente para que você cheque a estabilidade do sistema. Se o sistema operacional abrir normalmente e parecer que está operando sem problemas, reinicie o computador e reabra o menu da BIOS.

  6. 6

    Ajuste a velocidade de clock na BIOS novamente, repetindo o processo de salvar e reiniciar o seu computador para verificar a estabilidade. Se o sistema estiver estável novamente, entre na BIOS outra vez para aumentar a velocidade de clock ainda mais. Se problemas começarem a parecer, entre no setup da BIOS e abaixe a velocidade de clock.

  7. 7

    Continue aumentando a velocidade de clock do processador no setup da BIOS, reiniciando e checando a estabilidade do sistema depois de cada ajuste. Se você ultrapassar 220MHz, ajuste o modificador HyperTransport bus clock de "x5" para "x4" se você tiver um processador com um bus HyperTransport de 1000MHz e sua placa mãe tiver essa opção. Se você tem um processador com um HyperTransport de 800MHz, ajuste o modificador do clock de "x4" para "x3" se você ultrapassar a velocidade de clock de 225MHz.

  8. 8

    Continue fazendo ajustes e verificando a estabilidade do sistema até que você tenha atingido um ponto no qual seu sistema se torne instável e você tenha que diminuir a velocidade de clock ou se você ficar satisfeito com a velocidade modificada. Se você atingir velocidades de clock mais altas, ajuste o modificador do bus HyperTransport para "x3" se você ultrapassar 275MHz em um processador com um bus HyperTransport de 1000MHZ ou para "x2" se você passar 300MHz em um processador com um bus HyperTransport de 800MHz.

Dicas & Advertências

  • Garanta que você tenha um sistema de refrigeração eficiente na forma de um sistema de cooler líquido ou com um dissipador e ventilador para compensar o calor extra gerado pelo processador que sofreu o overclock
  • Tenha cuidado ao fazer overclock em uma placa mãe que só oferece uma opção de clock (geralmente rotulada como "Clock do processador" ou algo similar); Ajustar a velocidade do clock do processador irá modificar o clock de outros componentes, como a RAM e pode resultar em falhas no sistema ou danos às peças, caso não seja feito com cuidado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível