Quem é o pai da Geometria

Escrito por mary anne thygesen | Traduzido por vinicius marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem é o pai da Geometria
A Geometria foi muito influenciada por Euclides, autor do livro Elementos de Euclides (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O livro de Matemática mais antigo que existe se chama Os Elementos de Euclides, por isso Euclides é o pai da Geometria.

Outras pessoas estão lendo

História

Na biblioteca de Alexandria havia um professor gentil e educado chamado Euclides. A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande e Ptolomeu, o sucessor de Alexandre no Egito, fundou a biblioteca no ano 300 a.C. Euclides ensinou por 20 a 30 anos e escreveu Elementos assim como o ensinou. Euclides influenciou Arquimedes e Apolônio, alunos da biblioteca, porém não há muita informação sobre esse autor registrada. A biblioteca de Alexandria foi destruída no ano 642, porém a influência, popularidade e sucesso dos Elementos de Euclides foram salvos para a história.

Elementos

O Livro 1 de Elementos trata da teoria dos ângulos, triângulos, linhas paralelas e paralelogramos. Um ponto é o que possui posição, mas nenhuma dimensão, já uma linha tem comprimento, mas não tem largura e o plano é uma superfície que tem comprimento e largura. Um ângulo tem duas linhas chamadas semirretas e uma origem chamada vértice, onde as linhas se encontram. Os blocos de construção da geometria vem dessas definições.

Polígonos

As primeiras definições registradas em Elementos: Um triângulo é uma figura formada por três linhas retas unidas ponto a ponto. As três linhas formam os lados. Um triângulo escaleno possui três lados diferentes, enquanto um triângulo isósceles possui dois lados iguais e um triângulo equilátero possui os três lados iguais.

Um polígono é um figura retilínea unida por mais de três linhas. Um quadrilátero é um polígono de quatro lados, enquanto um quadrado é um quadrilátero de ângulos retos.

Círculo

Um círculo é uma figura plana formada por uma linha curva chamada de circunferência. O livro Elementos tem mais de 200 páginas com definições comprovadas. Euclides deixou um tesouro com uma coleção valiosa de informações sobre geometria.

Pessoas famosas influenciadas pelo livro Elementos de Euclides

Cópias de Elementos em grego, latim e árabe têm surgido ao longo dos séculos. Influenciados por Euclides estavam Arquimedes e Apolônio, já Ptolomeu foi um bom geômetra lembrado por seu trabalho em astronomia. Johannes Kelper, 1571, foi outro astrônomo influenciado pelo livro. Isaac Newton chamou Elementos de "um livro superficial." A lista de pessoas que estudaram e usaram o livro Elementos em seu trabalho é muito longa. Euclides é o pai da geometria.

Profissões que usam a Geometria

A Geometria faz parte da vida cotidiana e como resultado do seu uso as pontes e os telhados não caem; as portas se fecham; as tampas se encaixam nas caixas. Engenheiros civis, pedreiros, marceneiros, fotógrafos e estofadores usam os princípios estabelecidos por Euclides em Elementos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível