Mais
×

Países que ganharam Copas do Mundo de Futebol

Países que ganharam Copas do Mundo de Futebol
blogspot.com

Introdução

A Copa do Mundo da Fifa é a competição global mais importante de futebol e realizada a cada quatro anos. Como em todo evento esportivo, sempre há polêmicas. Algumas das mais lembradas foram vistas nas edições de 1934, 1966 e 1978, que falavam de manipulação por parte dos países organizadores (Itália, Inglaterra e Argentina, respectivamente).

Seleção do Brasil
blogspot.com

Brasil

A seleção de futebol do Brasil é a que mais vezes ganhou a competição. Participou de 19 edições e ganhou o título cinco vezes, sendo a primeira em 1958. Esta foi a estreia de Pelé na competição. O segundo título foi recebido em 1962, no Chile, e o terceiro chegou oito anos depois, no México. A seleção passou por uma “seca” de títulos até 1994, quando virou tetracampeão, e em 2002 obteve o quinto e último troféu.

A Itália é o máximo campeão da Europa, com quatro títulos
Claudio Villa/Getty Images Sport/Getty Images

Itália

Seleção da Federação Italiana de Futebol, a “azzurra” participou pela primeira vez da Copa do Mundo em 1934 e é a que mais títulos ganhou, tendo obtido a primeira naquele mesmo ano. O segundo mundial chegou em 1938, mas, para o terceiro, o país teve que esperar até 1982. Finalmente, o quarto troféu chegou na Copa do Mundo de 2006.

A Alemanha ganhou a Copa do Mundo três vezes
Shaun Botterill/Getty Images Sport/Getty Images

Alemanha

A seleção alemã foi formada em 1908 e responde à Federação Alemã de Futebol. Jogou 17 vezes a Copa do Mundo e ganhou o título três vezes, sendo que a primeira vez foi 20 anos depois da sua estreia na competição, em 1954. O país obteve o segundo troféu em 1974, ano em que sediou a competição. O terceiro troféu chegou em 1990 após ganhar da Argentina, seleção campeã naquele momento.

A seleção argentina de futebol obteve os títulos de 1978 e 1986
Jamie McDonald/Getty Images Sport/Getty Images

Argentina

A seleção argentina de futebol responde à Associação de Futebol Argentino e participou pela primeira vez da competição em 1930. Ganhou o título duas vezes, a primeira em 1978 (durante a última ditadura militar) e a segunda em 1986 no México. O jogador mais destacado foi Diego Maradona, considerado um dos melhores da história.

O Uruguai foi o primeiro país a sediar uma Copa do Mundo e também o primeiro a levantar a Copa
Julian Finney/Getty Images Sport/Getty Images

Uruguai

A seleção de futebol do Uruguai foi a primeira na história em receber a Copa do Mundo, tendo sediado aquela própria competição em 1930. A seleção conhecida como “a celeste” (pela cor da camisa titular), teve que esperar 20 anos para levantar o troféu novamente. Na Copa do Mundo do Brasil do ano 1950, o Uruguai ganhou após derrotar o organizador, evento que ficou conhecido como “Maracanaço”.

A Inglaterra ganhou a Copa do Mundo em 1966
blogspot.com

Inglaterra

Foi o primeiro país em contar com uma seleção nacional, formada no ano 1872 e regulada pela Associação de Futebol da Inglaterra. A equipe foi a primeira em participar de um jogo internacional, no dia 30 de novembro de 1872 contra a Escócia. Apesar disso, só participou da Copa do Mundo pela primeira vez no ano 1950. A seleção inglesa ganhou o título no ano 1966, tendo sediado a competição.

A França ganhou uma Copa do Mundo
Getty Images

França

A Federação Francesa de Futebol está a cargo da seleção do país. Participou de 13 das 19 edições da Copa do Mundo, tendo sido a primeira vez no ano 1930, no Uruguai. O país obteve o título em 1998, ano em que sediou a competição. Naquela oportunidade, a seleção contava com uma das figuras mais representativas, Zinedine Zidane. Para ganhar, teve que derrotar a seleção brasileira.

A Espanha foi campeã do mundo depois de ter participado da Copa do Mundo durante 76 anos
Scott Heavey/Getty Images Sport/Getty Images

Espanha

A seleção espanhola representa a Associação Espanhola de Futebol desde o ano 1920 em competições internacionais. Leva o apelido de "fúria vermelha" por causa da cor principal da camisa titular. A seleção estreou na Copa do Mundo de 1934 e participou de 13 edições no total, mas precisou esperar 76 anos para ficar no primeiro lugar. No ano 2010, na Copa do Mundo da África do Sul, ficou com o título e se tornou o melhor time do mundo.

A Copa do Mundo feminina da Fifa foi organizada seis vezes
fifa.com

Copa do Mundo Feminina

As seleções femininas de futebol também têm sua própria Copa do Mundo. Após dez anos em forma experimental, a Fifa decidiu organizar uma competição oficial em 1990 (a Copa do Mundo Feminina). A primeira edição foi comemorada em 1991 e houve seis no total. Os campeões foram os Estados Unidos em 1991 e 1999, a Alemanha em 2003 e 2007, a Noruega em 1995 e o Japão em 2011.