Mais
×

Como saber se um palete é tratado

Atualizado em 07 abril, 2017

Os paletes de madeira são originalmente utilizados para suportar grandes pacotes em expedições, porém ao longo do tempo, tornam-se menos resistentes e, portanto, menos úteis para as empresas. Eles são, então, muitas vezes descartados ou vendidos a preços baixos para amadores e entusiastas de serviços caseiros à procura de um material barato, com o qual podem construir mobílias ou projetos de jardim. Alguns desses paletes são quimicamente tratados, o que pode ser prejudicial à sua saúde; outros são tratados termicamente, representando assim pouca ameaça ao seu bem-estar.

Instruções

Os paletes de madeira são marcados com um código que descreve o tipo de tratamento recebido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque as luvas. No caso do palete ser tratado, você não irá querer tocá-lo com as mãos.

  2. Encontre o carimbo no palete, que é geralmente pintado em tinta preta, muitas vezes com formato quadrado ou oval.

  3. Examine o código estampado no palete. Se ele conter as letras HT, então foi tratado termicamente e deve ser seguro para usar como quiser. No entanto, se o código incluir as letras MB, isso significa que ele foi fumigado com brometo de metila, não devendo ser utilizado em um lugar em que a pele poderá entrar em contato ou próximo de alimentos.

Dicas

  • Se for construir móveis com os paletes, certifique-se de lixá-los extensivamente, pois terão muitas farpas. Além disso, procure por pregos salientes, parafusos ou grampos que precisarão ser removidos ou substituídos.

Aviso

  • Alguns paletes mais velhos, de antes de 2001, eram tratados com o veneno arsênio. Devido a isso, sempre opte por paletes mais recentes para evitar esse perigo.

O que você precisa

  • Palete de madeira
  • Luvas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article