O que é pão ázimo ?

Escrito por malik sharrieff | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é pão ázimo ?
Pão ázimo é assado sem fermento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Pão ázimo, em termos simples, é pão assado sem fermento, ou agente para crescimento da massa. Também é conhecido como pão achatado, em uma referência direta à sua aparência. No entanto, outras questões, que vão além dos ingredientes, envolvem esse alimento.

Outras pessoas estão lendo

Origens

A história do pão antecede a escrita humana, e não existe evidências conclusivas anteriores de qualquer pão, seja fermentado ou sem fermento. Relatos históricos da fabricação de ambos os tipos de pães foram encontrados no registro humano escrito e pictórico. O mais significativo, no entanto, são as referências ao pão ázimo nos textos sagrados das três maiores religiões do mundo - duas das quais, o cristianismo e o judaísmo (a terceira é o islamismo), usavam a iguaria em rituais e celebrações de reverência, ou seja, a Sagrada Comunhão e as refeições da Páscoa Judaica, respectivamente.

Pão em rituais

Cristãos e judeus, cada um à sua maneira, simbolizam os sacrifícios e as obras de Deus em favor do homem no consumo deste pão achatado. A referência bíblica mais conhecida diz respeito ao êxodo dos hebreus da escravidão do Egito. Nela, hebreus são instruídos por Deus a comer pão sem fermento. A maioria dos teólogos concordam, além dos muitos aspectos simbólicos, que este comando relaciona-se com a questão prática de que os hebreus tinham pouco tempo para preparar comida durante a fuga do Egito. Assar esse pão leva muito menos tempo, pois não há necessidade de esperar a massa crescer.

Preparação

Preparar pão ázimo é um processo muito simples. Primeiro, misture 1 xícara de farinha de trigo integral (e um pouco mais para polvilhar), 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e meia xícara de água. Coloque a massa sobre uma superfície untada com farinha. Sove a massa por cinco minutos e, depois, abra-a com cerca de 0,3 mm de espessura. Coloque-a sobre papel manteiga ou uma assadeira untada, e asse em forno pré-aquecido por 20 minutos. Retire e deixe esfriar.

Processo de fermentação

O que acontece exatamente durante a "fermentação" ? Vários agentes de fermentação podem ser usados ​​em diferentes tipos de cozimento de pão. No entanto, o mais reconhecido pode ser a levedura que, se misturada com açúcar, produz dióxido de carbono, sempre que a temperatura e a umidade estiverem corretas. A levedura, em seguida, produz gás, que se expande quando aquecido, fazendo o produto alterar a textura dos grãos.

Outros agentes de fermentação

Bicarbonato de sódio, encontrado no fermento em pó, pode ser usado como um agente de fermentação, se misturado com alimentos ácidos como manteiga, coalhada, melado, vinagre, suco de limão ou de creme de tártaro. Amônia para panificação e bicarbonato de potássio, levedura seca ativa e potássio são outros menos conhecidos (e raramente usados). Além disso, enquanto os ovos não são considerados agentes de fermentação, as claras em neve, quando batidas, podem fermentar pela expansão do ar e pelo vapor, quando aquecido. Elas são a única fermentação em muitos bolos de pão de ló.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível