Mais
×

Como saber quando um licor cremoso está estragado

Atualizado em 17 abril, 2017

Licores são bebidas alcoólicas doces que podem ser consumidas como aperitivos ou digestivos. Eles são frequentemente adicionados a coquetéis e utilizados como ingredientes culinários. Estão disponíveis em uma grande variedade de sabores, incluindo frutas, nozes, ervas, especiarias e cremes. Diferente dos demais licores, os cremosos, como o creme irlandês ou marula, possuem uma vida útil curta e podem estragar em ambientes desfavoráveis. Examine a cor, a textura e o cheiro do licor para certificar-se de que ele ainda está próprio para consumo.

Instruções

A coloração e textura do licor cremoso indicam se ele está próprio ou não para consumo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Cheire o licor. Se o odor for similar ao de leite estragado, ele está vencido.

  2. Tome uma pequena dose do licor. Se tiver gosto de creme azedo, está estragado. Os licores cremosos a base de fruta tendem a estragar com mais facilidade.

  3. Examine a cor e a textura do licor. Se ele apresentar pedaços brancos e granulosos de creme cristalizado separado do líquido, que se tornou escuro e turvo, o licor está certamente impróprio para consumo. A oxidação, devido ao manuseio e armazenagem impróprios, causa a deterioração da bebida.

Dicas

  • Depois de abertos, os licores cremosos devem ser consumidos em até cinco meses. No entanto, você pode prolongar a vida útil da bebida armazenando-a na geladeira por até um ano.
  • As garrafas fechadas possuem uma vida útil de até dois anos, se armazenadas em local seco e arejado.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article