Mais
×

Como experimentar ou provar levedura para ver se ainda está na validade

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não há nada pior do que juntar todos os ingredientes para fazer sua receita favorita e descobrir que sua levedura está vencida. Contudo, embora a validade dela diga sua viabilidade, pode-se armazenar a levedura em um refrigerador ou, melhor ainda, em um freezer, onde ela permanecerá consumível por mais tempo. Ela pode continuar boa mesmo após a data de validade e existe uma maneira fácil de experimentá-la para ter certeza.

Instruções

Embora a levedura tenha passado da data de validade, você ainda pode ser capaz de fazer seu pão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque 1/2 copo de água quente em um copo com medidas. Para assegurar verdadeiramente a precisão, pode-se usar um termômetro para doces para checar a temperatura da água. Ela deve estar entre 43ºC e 47º C.

  2. Mexa 1 colher de chá de açúcar e 2 de levedura (ou um pacote dela). Serão visíveis três camadas quase iguais: a terceira ao fundo com os dois produtos, a do meio com água turva e a do topo com uma camada de levedura.

  3. Se espuma e bolhas se formarem dentro de 10 minutos, então a levedura está consumível. A mistura ficará aproximadamente com a metade com uma água leitosa e a outra metade espumante.

  4. Você pode agora adicionar a levedura à sua receita de acordo com as instruções dela.

Aviso

  • Lembre-se de lavar as mãos após manusear levedura para evitar espalhá-la, o que pode causar infecção.

O que você precisa

  • 1/2 copo de água quente
  • Copo com medidas
  • Termômetro para doces
  • 2 colheres de chá de levedura
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Colher
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article