×
Loading ...

Como parar o balanço de um ventilador de teto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se notar que seu ventilador de teto está balançando, ele provavelmente precisa de ajustes. Ele poderá se tornar instável após anos de uso ou se não tiver sido instalado corretamente. O balanço é a reclamação mais comum. Contudo, existem maneiras de fazer com que ele pare de balançar sem precisar comprar um novo. O processo é mais fácil do que a substituição.

Instruções

O balanço do ventilador de teto pode ser resolvido facilmente (Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images)

    Apertando as pás

  1. Aperte as pás do ventilador. Elas podem se soltar com o uso ou não terem sido instaladas corretamente.

    Loading...
  2. Mova cada pá separadamente. Se ela estiver solta, utilize uma chave de fenda para apertar os parafusos que a seguram aos suportes da base do ventilador.

  3. Ligue o ventilador. Se ele ainda balançar, vá para a Seção 2.

    Alinhando as pás

  1. Utilize uma trena para garantir que as pás estão alinhadas. Coloque a ponta da trena no teto e traga-a até a primeira pá.

  2. Observe a medida encontrada. Traga a próxima pá até a trena girando o ventilador levemente. Verifique se ela está na mesma medida que a primeira. Faça isso com todas as pás.

  3. Se alguma delas estiver com mais de 6 mm de diferença, deverá ser empurrada levemente para cima ou para baixo, dependendo das medidas. Às vezes, as pás entortam se você esbarrar ou empurrá-las enquanto as estiver limpando.

  4. Ligue o ventilador para ver se o problema foi resolvido. Se ele persistir, vá à Seção 3.

    Balanceie as pás

  1. Utilize um kit de balanceamento, que pode ser comprado em qualquer loja de materiais de construção, para garantir que as pás estão niveladas. Ligue o ventilador, ajuste o interruptor de controle para testar as diferentes velocidades e note em qual delas o ventilador balança mais.

  2. Deixe o interruptor na velocidade que o ventilador mais balança e desligue-o.

  3. Deslize o clipe do kit na ponta de uma das pás. Ligue o ventilador para ver se o problema foi resolvido ou se ele piorou. Faça isso em cada pá até que você encontre a que diminui o balanço um pouco. Esse será a pá que necessita de balanceamento.

  4. Mova o clipe ao redor da pá até encontrar o local que interrompe o balanço. Continue movendo o clipe e ligando e desligando o ventilador. Quando encontrar o local que elimina o balanço, coloque um dos pesos do kit no mesmo local do clipe. Remova o clipe e ligue o ventilador. Se o balanço persistir, adicione outro peso e ligue o ventilador novamente.

Loading...

Dicas

  • Às vezes, você precisará de um pouco mais de peso, mas o do kit é muito pesado. Utilize um pedaço pequeno de fita adesiva e prenda uma moeda à pá ao invés do peso do kit.

O que você precisa

  • Trena
  • Chave de fenda
  • Kit de balanceamento

Referências

Loading ...
Loading ...