Casa

Meu ventilador de teto faz barulho mas não funciona

Escrito por g.k. bayne | Traduzido por elia regina previato
Meu ventilador de teto faz barulho mas não funciona

Ventiladores com zumbido podem apresentar diversos problemas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os motores de ventiladores de teto usam dois rolamentos para dar partida e mover as hélice. O rolamento de partida tem um capacitor para empurrar a energia elétrica para o motor para iniciar a movimentação das hélices. Pode-se imaginar o capacitor como uma bateria que armazena eletricidade para dar ao motor um empurrão extra. Um capacitor defeituoso pode fazer o motor zumbir, mas não gira as hélices. Alguns testes simples podem dizer se o capacitor precisa ser substituído ou se todo o motor do ventilador está com defeito.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda
  • Alicate para cortar fios
  • Capacitor substituto
  • Conector para pontas de fios em forma de capa

Lista completaMinimizar

Instruções

    Testando

  1. 1

    Desligue o interruptor que fornece energia para o ventilador de teto. A maioria deles tem dois interruptores no ventilador. Verifique se está desligado.

  2. 2

    Acenda a luz do ventilador de teto, se for o caso. Se a luz acender, significa que está chegando energia suficiente ao ventilador. Se a luz não acender, verifique o fusível ou a caixa de disjuntores. Substitua o fusível ou religue o disjuntor e teste novamente. Se o fusível queimar novamente ou disjuntor cair, há um sério problema elétrico na fiação do ventilador. Contate um eletricista licenciado para corrigir o problema. Se não for este o problema, siga para o passo 3.

  3. 3

    Gire as hélices do ventilador com as mãos, sem a energia estar sendo enviada ao ventilador. Se a hélices não girarem livremente e oferecerem resistência, ou se você ouvir um rangido, os rolamentos no ventilador estão defeituosos. Em muitos casos, elas podem ser extremamente difíceis de serem substituídas.

  4. 4

    Ligue a energia do motor do ventilador. Enquanto o motor estiver zumbindo, gire as hélices rapidamente no sentido horário. O motor vai fazer das duas uma: as hélices vão girar mais rápido e ligar ou elas vão desacelerar porque estão girando em sentido oposto ao interruptor direcional do ventilador. Qualquer desses resultados provam que o capacitor do ventilador precisa ser substituído.

    Substituição do capacitor

  1. 1

    Desligue o circuito que fornece energia para o ventilador de teto.

  2. 2

    Remova as hélices do suporte do ventilador de teto, seguindo as instruções de montagem do fabricante.

  3. 3

    Puxe o kit de iluminação do suporte do teto. Desconecte os conectores da fiação elétrica. Desparafuse o suporte central do ventilador, expondo o interior das conexões elétricas e o capacitor de partida do ventilador. O capacitor deve ser redondo ou quadrado. Dois fios saem do capacitor e se conectam ao motor do ventilador. Anote as cores dos fios e dos conectores.

  4. 4

    Desconecte os fios do capacitor. Instale o novo capacitor aos fios do motor, torcendo os dois pares separados de fios juntos com o alicate de fiação da nota feita no passo 3. Cubra a ponta dos fios com os conectores em forma de capa.

  5. 5

    Substitua a cobertura do suporte. Instale o kit elétrico e as hélices. Ligue a energia. Teste o kit de iluminação. Ligue o motor do ventilador. Se ele ainda estiver zumbindo, o problema é no motor e precisa ser trocado.

Dicas & Advertências

  • Se você não quiser testar ou consertar o ventilador de teto, contate um eletricista para fazer o trabalho para você.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media