O que é um Paris primer para pinturas acrílicas e a óleo?

Escrito por larryspiegl | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um Paris primer para pinturas acrílicas e a óleo?
O gesso tem um efeito desejado por muitos artistas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Paris primer, comumente conhecido como gesso, é um primer tradicional usado para pinturas a óleo e acrílicas. Feito de gipsita ou gesso de Paris, ele é um fino pó branco (sulfato de cálcio hemi-hidratado, CaSO4 2H2O). Quando misturado com água, cola de pele de coelho e pigmento seco branco de titânio, o gesso forma uma massa fina e espalhável. Ela seca e fica refletiva e absorvente, um efeito desejado por artistas, mas suscetível a rachaduras e quebras.

Outras pessoas estão lendo

História

Artistas têm usado gesso de Paris desde as civilizações Anatólia e Síria, mais de 9.000 anos atrás, mas o material não recebeu esse nome até os anos 1700. Depois do Grande Incêndio de Londres, em 1666, o Rei Luís XIV da França ordenou que todas as paredes e portas de madeira de Paris fossem cobertas de gesso para ficarem à prova de fogo. A localização de Paris, em cima de um grande depósito de gipsita, o principal ingrediente do gesso, o fez o centro natural de uma próspera indústria de gesso.

Benefícios

O gesso de Paris fornece uma barreira efetiva para tintas a óleo que podem vazar e enfraquecer as fibras da tela. Ela seca e fica uma superfície suave que pode ser lixada entre as camadas para um acabamento aveludado. O gesso tem um "dente" fino que afasta a tinta do pincel e forma uma ligação segura com acrílicos.

Desvantagens

A Absolute Astronomy Encyclopedia descreve gesso como "um substrato permanente e brilhante, desde que usado em madeira e masonita... (mas) muito quebradiço e suscetível a rachaduras, sendo impróprio como primer de telas.

Acrílicos e óleos

Tinta acrílica requer primers acrílicos e o gesso de Paris é um deles, já que é solúvel em água. A maioria dos primers de acrílico modernos são feitos com carbonato de cálcio e polímeros acrílicos para flexibilidade adicionada em telas. Duas camadas de primer acrílico, mesmo em telas pré-primeadas, são recomendadas para tintas acrílicas.

Ainda está em debate qual o melhor primer para óleo. Técnicos do Golden Artist Colors, em Nova Iorque, enfatizam que primers acrílicos devem ser totalmente secados antes de aplicar-se tinta a óleo.

Outros dizem que cola de coelho é o único primer testado pelo tempo para garantir a ligação física e química permanente entre o óleo e a tela. Primers de gesso acrílicos são considerados ainda sem prova por curadores do Smithsonian Museum, que não os usam em óleo devido à preocupação com a delaminação.

Receita do primer gesso de Paris

Ingredientes secos:

1 colher de sopa de açucar de cana (algumas receitas usam mel) Meia colher de chá de pigmento vermelho ou azul Armênio 8 colheres de sopa de sulfato de cálcio semihidratado (gesso de Paris) 2 colheres e meia de sopa de pigmento branco seco de titanio

Ingredientes úmidos:

10 colheres de sopa de água pura destilada 1 1/4 colher de sopa de cola de coelho ou peixe (seccotine)

Misture os ingredientes secos e úmidos separadamente primeiro. Depois, misture-os até que adquiram uma consistência espalhável.

Ferramentas:

Jarra ou lata resselável (Não pode ser de plástico) Luvas de borracha Pia ou banheira Papel toalha Varetas para misturar

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível