Partes do uniforme de um bombeiro

Escrito por will gish | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Partes do uniforme de um bombeiro
Os uniformes dos bombeiros variam dependendo das regras locais (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os bombeiros possuem vários uniformes. Eles usam um uniforme no quartel e um diferente durante os atendimentos a incêndios, e ainda um outro uniforme durante ocasiões formais, como cerimônias. Os componentes de um uniforme correspondem diretamente com a situação durante a qual um bombeiro usa um tipo específico de uniforme. Além dos componentes padrões dos seus diferentes uniformes, os bombeiros têm acesso a itens que são usados apenas durante certos procedimentos, em casos de incêndio.

Outras pessoas estão lendo

Uniformes padrão e social

Os uniformes padrão e formal às vezes são a mesma coisa, mas em outros casos, eles são levemente diferentes. Como regra geral, o uniforme padrão consiste em calças sociais, uma camisa de botões com mangas curtas ou compridas, um cinto de couro e sapatos. Alguns quartéis exigem gravatas no uniforme padrão, enquanto outros não. Os uniformes sociais sempre exigem uma gravata e geralmente estipulam a cor da gravata em relação à cor da camisa, da calça e do distintivo do quartel. Os uniformes sociais também incluem um paletó e chapéis formais, como aqueles usados por policiais. Alguns quartéis permitem o uso de saiotes escoceses ao invés das calças no uniforme social.

Uniforme de trabalho

O uniforme de trabalho é aquele usado pelos bombeiros durante seus turnos de trabalho dentro do quartel. Ele consiste em calças, uma camisa e calçados apropriados. As camisas devem ser camisetas, suéter ou camisa polo que indiquem o quartel no qual o bombeiro trabalha. Eles possuem camisetas com o emblema do departamento para esses uniformes. Alguns quartéis exigem que as camisetas exibam o tamanho e o tipo de acordo com a classificação do indivíduo. As calças do uniforme de trabalho precisam ser apropriadas para os movimentos rápidos exigidos do bombeiro e não tão largas, que impeçam o uso das calças mais grossas e botas para atendimentos a incêndios sobre elas.

Equipamentos para atendimento a incêndios

Os equipamentos para atendimento a incêndios incluem aqueles itens mais comumente associados com o uniforme de um bombeiro. Eles incluem jaquetas de alta visibilidade, botas, capacetes, calças, suspensórios e luvas. As jaquetas refletem a luz para que os bombeiros sejam vistos pelos cidadãos e pelos outros bombeiros. Todos esses itens, desde as luvas até as calças, botas e jaqueta, protegem os bombeiros do calor extremo emitido pelo fogo. Os capacetes possuem visores transparentes, que quando são abaixados, protegem os olhos de quem estiver usando-os. Os suspensórios mantêm as calças no lugar, já que elas são folgadas para que possam ser colocadas de forma rápida e fácil. Os bombeiros que entram em prédios em chamas usam tanques de oxigênio e máscaras.

Problemas com os componentes do uniforme

Um estudo conduzido pelos autores de “Protecting Emergency Responders”, através de entrevistas com bombeiros, concluiu que eles geralmente se sentem bem protegidos por seus uniformes de atendimento a incêndios, mas expressam algumas preocupações. De acordo com o livro, muitos bombeiros reportaram problemas com suas luvas, dizendo que elas são velhas e que é difícil trabalhar com elas. Alguns bombeiros admitiram não usar as luvas, já que elas inibiam sua capacidade de fazer o trabalho. Outros bombeiros relataram que os componentes do uniforme são bons individualmente, mas não parecem ter sido feitos para serem usados em conjunto. Quando usados juntos, itens como as botas, calças e jaquetas acabam restringindo os movimentos. Além disso, esses itens geralmente são pouco ventilados. Mesmo que protejam contra o calor do fogo, causam stress, exaustão e queimaduras pelo vapor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível