Passa a passo para um enema caseiro

Escrito por sava tang alcantara | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Passa a passo para um enema caseiro
Enemas melhoram o funcionamento intestinal (Pixland/Pixland/Getty Images)

Um enema em casa pode ser feito com eficácia e de maneira econômica. As principais coisas que você vai precisar são um conjunto para enema (compre online ou em farmácias e lojas de equipamento médico), água filtrada e probióticos. Durante o enema, é inserida água no cólon, ou intestino grosso, para remover resíduos. Entre os benefícios, estão alívio da evacuação irregular, melhor digestão e aumento da habilidade de absorver as vitaminas e minerais dos alimentos que você consome. Os probióticos estabelecem uma flora saudável para manter a digestão funcionando.

Outras pessoas estão lendo

Antes do enema

Ao invés de fazer um enema caseiro após comer exageradamente por dias, reduza a ingestão de comida ao menos dois a três dias antes de fazer o enema. Você não precisa jejuar, mas quanto mais leves forem as suas refeições, alguns dias antes do enema, mais fácil será completá-lo.

Por exemplo, reduza ou evite açúcar refinado, farinha de trigo refinada, frituras ou proteínas pesadas. Corte também alimentos muito secos, como pães, pipoca ou salgadinhos.

Esses alimentos podem causar constipação, já que são muito secos e assados.

Ao invés disso, consuma refeições leves: frutas frescas, vegetais, grãos integrais e alimentos cremosos e que possam ser digeridos com facilidade. Consuma sopas, cozidos, chás e hidrate-se bem entre as refeições.

Passos para um enema caseiro

Use apenas instrumentos novos para a desintoxicação: esterilize a bolsa para enema e os tubos lavando tudo com água quente e uma colher de chá de água sanitária ou peróxido de hidrogênio.

Use cerca de duas xícaras de água filtrada por enema: filtrar a água remove parasitas perigosos, como a giárdia, e metais pesados, como metil mercúrio, que pode provocar doenças autoimunes.

Lubrifique a ponta da cânula com um óleo alimentício, como azeite de oliva ou óleo de canola, e insira-a no ânus. Esvazie o conteúdo do enema lentamente. Sente-se no vaso sanitário para estimular a evacuação. É possível que você volte a tentar evacuar novamente entre seis a sete vezes. Esterilize todas partes do equipamento e deixe secar antes de guardar.

Aditivos úteis

Você pode adicionar meia xícara de café orgânico pronto à bolsa de enema, ou a mesma quantidade de suco de aloe vera orgânico ou uma colher de sopa de vinagre de maçã orgânico. Cada um deles vai ajudar a limpeza dos intestinos. O café ajuda a vesícula biliar a liberar bile (ácido clorídrico) para melhorar a digestão. O vinagre ajuda o corpo a se tornar mais alcalino (comer muita carne vermelha torna o sangue mais ácido). A aloe vera ajuda a restaurar tecidos irritados no cólon.

Tome probióticos como acidophilus lactobacillus sob a forma de suplementos ou comendo iogurtes com culturas vivas. Isso vai colonizar os intestinos com bactérias que fazem bem, necessárias para evitar infecções por fungos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível