on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como passar marchas em uma Honda Shadow Spirit 750

Atualizado em 22 julho, 2017

Passar a marcha corretamente em uma Honda Shadow Spirit 750 reduzirá efetivamente o consumo de combustível e, também, prolongar sua vida útil evitando desgaste da transmissão, do câmbio e do motor. A Honda Shadow Spirit 750 possui uma transmissão manual de cinco velocidades. O modelo é configurado com um padrão de passada de marcha "uma à baixo e quatro à acima".

Instruções

Passar a marcha corretamente em uma moto ajuda na economia de combustível (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Marcha à cima

  1. Ligue o sistema elétrico (meia-chave) na motocicleta, mas não ligue o motor. Cheque se a motocicleta está no neutro. Caso contrário, puxe totalmente a alavanca da embreagem e pressione a alavanca de câmbio para baixo com seu pé esquerdo várias vezes até parar de "clicar". Você está agora em primeira marcha.

    Loading...
  2. Posicione seu pé abaixo da alavanca de câmbio, com a alavanca da embreagem ainda pressionada, e suba "meio-clique". Uma luz indicadora na cor verde deverá se iluminar, confirmando que a transmissão está no neutro. Caso contrário, repita o procedimento até essa luz acender.

  3. Sente na motocicleta na posição de pilotagem com seus pés firmemente apoiados no chão, puxe a embreagem totalmente e segure-a. Pressione o botão "Start" para ligar o motor. Uma vez que a luz de pressão do óleo não mais esteja acesa, prepare-se para partir.

  4. Segurando a moto na posição vertical a partir da posição sentada, com a alavanca da embreagem ainda totalmente acionada, apoie mais peso para o lado direito da moto e use o pé esquerdo para pisar na alavanca de mudança de marchas até ouvir um notável "clique". Vai soar como se a corrente tivesse ficado mais apertada, uma vez que a transmissão foi engatada.

  5. Devagar, solte a alavanca da embreagem enquanto mantém o equilíbrio, até que uma velocidade segura, de aproximadamente 4 a 8 km/h, seja alcançada. Isso permitirá que o motociclista coloque ambos pés nos apoios respectivos e se prepare para passar a segunda marcha.

  6. Suavemente, acelere a motocicleta até que pare de ganhar velocidade ou até que as rotações por minuto atinjam um alto valor, usualmente entre 19 e 24 km/h (o fabricante recomenda 19 km/h).

  7. Puxe totalmente a alavanca da embreagem e mude para a segunda marcha, soltando o acelerador, colocando o pé sob a alavanca de câmbio e levantando-a até ouvir e sentir um notável "clique". Lembre-se, o padrão de mudança para esta motocicleta é uma à baixo, quatro à cima, fazendo a segunda marcha ser um "clique" para cima. Solte a alavanca da embreagem de uma forma moderadamente rápida, porém suave, para engatar a segunda marcha e em seguida dê aceleração à moto.

  8. Acelere da mesma forma na terceira, quarta e quinta marchas. O fabricante recomenda mudança para terceira marcha aos 30 km/h, quarta marcha aos 40 km/h e quinta marcha aos 50 km/h. Estas velocidades podem variar dependendo do terreno e do tráfego em que você estiver. Use seu melhor critério, mas certifique-se de não deixar o funcionamento do motor em uma rotação muito alta por muito tempo antes de mudar de marcha.

    Reduzindo marchas

  1. Solte o acelerador para parar a aceleração ou se o motor parecer que está "tracionando". Puxe a alavanca da embreagem e pise sobre a alavanca de câmbio até ouvir e sentir um "click", em seguida, lentamente solte a embreagem. Isto é "reduzir a marcha". Quando soltar a embreagem, as rotações irão subir. Quando o motor mantém um ronco constante e não áspero, então a marcha estará adequada para a velocidade em que está pilotando.

  2. Selecione a marcha apropriada para a velocidade que estiver pilotando. Ao reduzir a marcha, é possível reduzir todas elas, até aingir a primeira marcha, pisando sobre o passador quatro vezes e escutando um "clique" distinto cada vez.

  3. Cuidado ao reduzir a marcha, pois "sobre-acelerar" o motor, selecionando uma marcha que é muito baixa para a velocidade em que você está viajando, pode danificar a transmissão e o motor.

Loading...

Dicas

  • Solte o acelerador e puxe a embreagem totalmente antes de passar a marcha.
  • Estude a sensação que sinaliza o ponto em que a transmissão se engata para soltar a alavanca de embreagem. Isso ajudará as transições de marchas a serem mais suaves.

Aviso

  • Evite usar a técnica de redução de marcha para parar a motocicleta. Isso pode causar danos ao motor e à transmissão.

Referências

Loading ...
Loading ...