on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que os pássaros bicam as janelas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Interações entre pássaros e janelas são raramente desejáveis. Ocasionalmente, um pássaro voará até uma de suas janelas e bicará fortemente, perturbando (ou possivelmente divertindo alguém dentro da casa). E em casos mais extremos, esses animais voarão em direção ao vidro e ficarão atordoados ou se matarão, deixando penas ensanguentadas grudas na janela. Por que os pássaros fazem isso e o que pode ser feito para impedi-los? As respostas são fascinantes.

Estatísticas

Embora a maioria das pessoas enfrente incidentes de pássaros e janelas algumas vezes por ano, para os azarados, isso é muito mais comum. Os pesquisadores estimam que mais de uma centena de milhão de pássaros são mortos em janelas a cada ano, apenas na América do Norte. As bicadas simples, que raramente levam à morte, são ainda mais comuns, principalmente no início da primavera.

Loading...

Defendendo o território

Mas por que os pássaros fazem isso? O problema está no fato de que as aves conseguem observar os reflexos nas janelas. Se um pássaro vê o seu reflexo, ele acredita que é outra ave. No início da primavera, a maioria das aves é muito territorial e atacará qualquer um que considerarem ser intrusos, e essa é a origem das bicadas. Por os pássaros estabelecerem os seus territórios ficando em um único lugar, os ataques de um único animal podem durar por vários dias.

Livre para voar

Mesmo quando as aves não querem atacar uma janela, muitas vezes acabam colidindo acidentalmente com elas. Novamente, isso ocorre por causa dos reflexos: os pássaros conseguem ver o jardim e as árvores que estão sendo refletidas e acreditam que podem passar por ali em segurança. Infelizmente, esse erro muitas vezes termina em morte ou mutilação.

Alterando caminhos de voo

Existem duas maneiras principais para evitar que as aves batam nas suas janelas. A primeira é impedir que eles voem perto das vidraças, o que reduzirá drasticamente a chance deles serem confundidos pelos reflexos. Se você tem um alimentador de pássaros perto de uma janela que é muito atingida, retire-o ou coloque em algum outro lugar. Os pássaros que vêm se alimentar podem decolar na direção errada ou se enxergarem na janela e começarem uma batalha. Os adesivos colados nas vidraças também podem prevenir as colisões acidentais, pois eles quebram os reflexos e mostram para os pássaros que um objeto físico está bloqueando o caminho.

Intimidação

A segunda abordagem é afastar as aves. É possível colocar a imagem de um grande pássaro predatório, como um falcão, em sua janela. Isso será visto como uma grande ameaça para os pássaros menores, e assim, eles não incomodarão a sua janela. Estátuas ou silhuetas de falcões também podem ser colocadas em árvores próximas para manter as aves distantes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...