Passo fixo ou passo coletivo em helicópteros RC

Escrito por james t wood Google | Traduzido por william texeira
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Passo fixo ou passo coletivo em helicópteros RC
Aprender a voar e controlar um helicóptero RC requer uma compreensão da elevação (rc helicopter image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Helicópteros controlados por rádio funcionam de acordo com os mesmos princípios de voo que os helicópteros de tamanho normal. A elevação necessária para voar é gerada pelas pás do rotor principal girando em alta velocidade. O rotor de cauda proporciona estabilidade e direção girando em uma direção perpendicular e gerando um impulso para os lados (uma força de ascensão que não está voltada para cima), que trabalha contra o impulso de rotação gerado pelo rotor principal para que o helicóptero não gire fora de controle.

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Força de ascensão

A elevação se dá por uma força de ascensão gerada por um perfil aerodinâmico. Um aerofólio é qualquer coisa que atua para alterar o fluxo de ar sobre e sob si para criar um desequilíbrio na pressão do ar de modo que um lado tenha mais pressão que o outro. A zona de maior pressão exerce força contra o aerofólio e a área de menor pressão oferece menos resistência ao impulso. Aeronaves de asa fixa usam a forma da asa para criar um aerofólio de modo que seja plano na parte inferior e curvo na parte superior, fazendo com que a pressão aumente embaixo da asa e empurre-a para cima através da diminuição da pressão acima da asa.

Passo fixo ou passo coletivo em helicópteros RC
A asa de um avião, a asa de um pássaro e a lâmina de um helicóptero são todos aerofólios (wing of plane image by jedphoto from Fotolia.com)

Passo

Helicópteros utilizam o passo das pás que giram para gerar um perfil aerodinâmico. Um ligeiro ângulo em relação às lâminas em um helicóptero produz um efeito semelhante ao da forma da asa de um avião, fazendo a pressão do ar de cima ser menor e a de baixo e ser maior, produzindo a elevação. Quanto maior for o ângulo de campo, mais elevação é gerada. No entanto, o impulso extra custa turbulência adicional, o que aumenta os requisitos de energia necessários para fazer girar as lâminas. O passo pode ser positivo (produzindo impulso para cima) ou negativo (produzindo pressão descendente), dependendo de a borda de ataque da pá do rotor estar acima (positivo) ou abaixo (negativo) da borda de fuga.

Passo fixo ou passo coletivo em helicópteros RC
As pás do ventilador de teto tem o passo negativo para empurrar o ar para baixo (aumentando a pressão abaixo deles) (Ceiling Fan image by AJ Sellas from Fotolia.com)

Passo fixo

Helicópteros RC de passo fixo têm pás do rotor que não podem mudar de campo. Elas são ajustadas para a taxa máxima de elevação quando o helicóptero é construído. Isso permite que o helicóptero aumente a ascensão através do aumento da velocidade do rotor principal e diminua o elevador, reduzindo a velocidade. Helicópteros de passo fixo são mais simples de voar, mais baratos de comprar, mais fáceis de configurar e de reparar do que os helicópteros de passo coletivo. No entanto, eles não têm a capacidade de fazer manobras de voo invertido ou voar em alta velocidade, uma vez que o ângulo da superfície de sustentação não pode ser alterado.

Passo coletivo

Helicópteros RC de passo coletivo imitam seus irmãos em tamanho real, alterando o ângulo de ataque ou o passo dos rotores de forma dinâmica. Isso significa que o controlador pode aumentar o campo para gerar mais elevação com a mesma velocidade do rotor, ou diminuir o passo e aumentar a velocidade do rotor para gerar mais a velocidade de avanço em relação ao mesmo elevador. Helicópteros de passo coletivo também têm a capacidade de voar invertido desde que o passo possa ser ajustado para a região negativa, produzindo elevação no sentido oposto. Por isso, os helicópteros de passo coletivo são mais caros e mais difíceis de pilotar.

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