Mais
×

Como pendurar um ventilador de teto em uma caixa elétrica já existente

Atualizado em 17 abril, 2017

Os ventiladores de teto podem ser montados em uma caixa elétrica já existente se essa está segura e pode suportar esse equipamento. Infelizmente, as caixas de plástico, o tipo mais comum usado em construções não são capazes de suportar esse peso.
As caixas de metal, se devidamente avaliadas, podem ser usadas desde que sejam instaladas adequadamente. Essas devem ser afixadas em uma viga, em algum ponto da estrutura ou apoiadas em um suporte em T montado através da parte de cima de dois caibros. Veja na seção "Resources" para amostras de caixas aprovadas.

Instruções

Certifique-se da segurança do seu ventilador de teto na hora da instalação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue a eletricidade no disjuntor e remova a luminária existente.

  2. Examine se a caixa no teto está corretamente instalada. Se for de plástico, continue no passo 3. Se for de metal e conseguir suportar um ventilador de teto, ela deve ser fixada em uma parte da estrutura ou em um caibro com um mínimo de quatro parafusos. Esses devem ser do tamanho 8 ou maiores, com pelo menos 2,5 cm desses parafusos fixos dentro do feixe de madeira. Se não estiverem presentes, acrescente-os na caixa. Verifique se os buracos do ventilador correspondem aos orifícios da caixa de metal e instale o equipamento segundo as instruções do fabricante. Se não existir uma estrutura para se fixar, continue no passo 3.

  3. Remova a caixa existente.

  4. Compre uma caixa elétrica apropriada para ventiladores de teto, que está disponível na maioria das lojas de construção. Verifique se os buracos do seu ventilador correspondem àqueles da caixa elétrica. Existem dois tipos de caixa disponíveis. A primeira é projetada para ser fixada em uma viga ou parte da estrutura, enquanto a segunda é feita para ser suspensa a partir de um suporte de metal que se ajusta por cima dos caibros. Escolha o modelo que seja mais fácil de instalar. Existem caixas de ambos tipos designadas para uma reforma. Você pode instalá-las sem alargar o orifício existente. Embora seja um pouco mais difícil na instalação, elas valem o esforço, de forma que eliminam a necessidade de reparar o drywall. Se você optou por uma caixa que seja fixada em um caibro, talvez seja necessário medir, cortar e acrescentar pedaços de madeira de 5 x 10 cm. É impossível fazer isso sem remover e consertar o drywall.

  5. Monte a nova caixa usando parafusos de madeira ou outros recomendados pelo fabricante.

  6. Monte o ventilador na caixa elétrica segundo as instruções do fabricante.

Dicas

  • Nem todas as caixas de metal podem suportar um ventilador de teto. As mais comuns são feitas de um metal fino e os orifícios dos parafusos onde o ventilador se fixará só terá alguns poucos fios. As caixas para esse tipo de equipamento são bem mais espessas, já que ele pode machucar alguém se cair. Dessa forma, se existirem dúvidas, substitua a caixa.

O que você precisa

  • Escada
  • Chave de fenda
  • Parafusos para madeira ou para áreas externas
  • Caixa elétrica para ventiladores de teto
  • Madeira de 5 x 10 cm, aproximadamente com 60 cm de comprimento
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Serra circular, de mesa ou serrote
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article