Como iniciar um pequeno salão de beleza

Escrito por kathy moore | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como iniciar um pequeno salão de beleza
Em 2010, havia mais de 827 mil salões de beleza nos Estados Unidos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Nos EUA, cerca de 70 mil salões de beleza geraram R$ 40 bilhões em 2010, de acordo com uma analise do mercado em 2011 feita pela Hoover's, a Dun & Bradstreet company. As 50 maiores empresas geram cerca de 15% da receita, mas isso não significa que não há oportunidades sólidas para um pequeno salão crescer usando técnicas de marketing, um bom atendimento aos clientes e fazendo uso de produtos verdes, de acordo com um relatório da indústria feito pela IBISWorld.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Visite o máximo de salões de beleza que puder. Faça anotações do que gosta e não gosta sobre a localização, a disposição, sinalização, marketing, ofertas de serviços e lobby. Converse com os proprietários sempre que possível para conhecer o meio dos designers, empreiteiros, fornecedores e para conseguir dicas úteis.

    Como iniciar um pequeno salão de beleza
    Ao visitar salões de beleza, de uma atenção especial à forma como a recepção está configurada (Comstock/Comstock/Getty Images)
  2. 2

    Desenvolva um plano de negócios e um orçamento para o seu negócio. Visite o SEBRAE (serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas), local com consultores que podem ajudá-lo de graça. O SEBRAE também tem baixo custo e auxilia por meio de um instrutor sobre o inicio de pequenas empresas, além de cursos online gratuitos.

    Como iniciar um pequeno salão de beleza
    O SEBRAE oferece aulas sobre o desenvolvimento de um plano de negócios, informações sobre financiamento, legislação trabalhista, impostos e muitos outros assuntos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  3. 3

    Descubra o que autorizações, licenças e regras são necessárias em sua localidade. Por exemplo, em San Antonio, Texas, publicou um livro de regras para os proprietários de salão de beleza. Normalmente, um proprietário de salão de beleza precisa registrar um nome de negócio, obter um número de identificação fiscal e uma licença de salão. Cada estilista e esteticista deve ter uma licença exibida em seu local de trabalho. O SEBRAE tem uma ferramenta online que permite que você saiba exatamente qual é a papelada necessária em sua localidade.

    Como iniciar um pequeno salão de beleza
    Um cosmetologista deve ter sua licença exibida em um local com destaque (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  4. 4

    Faça uma lista dos "itens obrigatórios" de sua localidade. Então procure um corretor de imóveis que possa mostrar as opções para locação ou compra de um edifício e que possa negociar ofertas para você. Se salas comerciais estão caras, pois podem estar durante um período ruim, o arrendatário geralmente tem mais poder de compra. Além disso, a menos que se encontre uma oportunidade de compra, geralmente é mais sensato alugar até ver como será o andar da empresa.

  5. 5

    Determine o formato do salão. As opções incluem a compra ou locação do espaço, contratação de funcionários, trabalhar sozinho, ou arrendamento do espaço para outros profissionais do ramo. Alugar estandes é tipicamente mais rentável. A contratação de funcionários tem um potencial de lucro maior se você crescer, mas requer mais papelada.

  6. 6

    Configure o espaço e promova-o com uma grande abertura. Use um planejador de eventos profissional ou obtenha a ajuda de um amigo detalhista ou colega de trabalho. Vendedores frequentemente têm "professores plataforma" que trabalham em convenções. Pergunte aos seus fornecedores se podem enviar uma estrela dos salões de beleza para sua inauguração. Envie comunicados de imprensa delineando as festividades programadas. Envolva as empresas vizinhas, como floristas, fornecedores ou lojas de lingerie, em marketing colaborativo para economizar em custos de publicidade e para construir um evento mais grandioso. Distribua cartões do salão na entrada. Reúna nomes, números de telefone e e-mails a partir dos cartões para construir um banco de dados dos clientes.

    Como iniciar um pequeno salão de beleza
    Se agendar a inauguração com a câmara de comércio local, alguns de seus representantes podem aparecer (Creatas/Creatas/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Tenha pelo menos três a seis meses de capital para funcionamento na mão para cobrir as despesas.
  • Negocie as melhores condições possíveis com os fornecedores. Se um vendedor sabe que existe concorrência para o seu negócio, podem oferecer condições muito boas para usar seus produtos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível