Perda de apetite em gatos

Escrito por dahloan hembree | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perda de apetite em gatos
Muitas vezes o gato parece estar enjoado da comida (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Os donos de gatos muitas vezes notam que seu felino parece estar enjoado da comida. Um gato que era feliz com a mesma marca de ração passa a comer menos ou recusa totalmente o alimento. Mesmo a mudança de marca ou a dureza do alimento pode não fazer o gato mudar de opinião. Se o seu gato parecer perder o apetite por um período de tempo anormalmente longo e começa a emagrecer, talvez você queira levá-lo ao veterinário. Serão dadas aqui algumas possíveis explicações sobre por que um gato pode parar de se alimentar.

Outras pessoas estão lendo

Vermes

Os gatos tendem a perder o interesse pelo alimento se estiverem infestados por nematelmintos, ancilóstomos ou tênias. Um gato com vermes também mostrará outros sintomas, como diarreia ou fezes sanguinolentas.

Infecções respiratórias superiores

Sim, os gato sucumbem a um resfriado comum. Este normalmente não resulta em nada além de um nariz escorrendo. Como em humanos, o resfriado comum não é um problema de saúde sério. Se ocasionalmente seu gato espirrar, há chances de se tratar de um resfriado comum ou alergias. Contudo, se os sintomas semelhantes aos do resfriado não desaparecerem depois de um ou dois dias, e o animal tiver dificuldade para respirar, ou se mostra sem melhoras, ele pode estar com uma infecção do trato respiratório superior. Essas infecções incluem herpes-vírus, calicivírus, clamídia e cinomose felina. Todas essas infecções respiratórias superiores podem causar diminuição do apetite em seu gato e exigir a imediata atenção de um veterinário.

Problemas intestinais e gástricos

Às vezes, a perda de apetite em um gato pode ser devido a problemas intestinais, como torção. Somente um médico veterinário pode fazer esse diagnóstico. Além disso, os felinos são sujeitos a vírus estomacais que reduzem o apetite. Úlceras gástricas, que são extremamente raras em gatos, podem causar perda de apetite. Elas podem ocorrer quando alimento humano é introduzido na dieta do animal.

Medicações

Se o seu gato estiver tomando uma medicação, um efeito colateral pode ser a perda de apetite, exatamente como acontece com os humanos. Verifique as instruções que acompanham o medicamento ou pergunte ao seu veterinário.

Leucemia felina

Idealmente, seu gato foi vacinado contra a leucemia felina. Se não foi, os sinais a serem observados incluem perda gradual de apetite e palidez na língua e boca. Além disso, note se ele parece letárgico e brinca menos por um período de tempo prolongado. A leucemia felina é uma doença extremamente séria e altamente contagiosa para outros felinos não vacinados. Se o seu gato mostrar esses sintomas, consulte um veterinário. O tratamento precoce é a melhor chance para a sua completa recuperação.

Diabetes felino

Assim como os humanos, os gatos estão sujeitos ao diabetes. Com mais frequência, um médico veterinário diagnosticará o diabetes felino no exame anual. Os sintomas incluem perda de apetite, aumento da sede e micção mais frequente (algumas veze fora da caixa de areia).

Advertências

Se o seu gato tiver vômito, sangue na urina, tiver dificuldade para respirar ou estiver extremamente letárgico, contate imediatamente o seu veterinário. Muitos lugares têm clínica de atendimento 24 horas ou um hospital veterinário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível